Alunos do 4º ano farão prova de avaliação nesta terça-feira

Um total de 958 alunos do 4º ano de 22 escolas da rede municipal farão uma prova nesta terça-feira (20) para averiguação do conhecimento. A avaliação faz parte do Projeto Juntos Educar, organizada pela Câmara Temática da Educação do Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão (Codecam) e Secretaria Municipal da Educação.

A proposta é verificar a aprendizagem dos estudantes pra poder traçarmos ações visando melhorar a qualidade de ensino e consequentemente o IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), explica a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano. Segundo ela, a avaliação também servirá de subsídio para premiação das escolas, que acontecerá em outubro, quando é comemorado o Dia do Professor.

A premiação às escolas também é organizada pela Câmara Temática da Educação, no dia 11 de outubro. As unidades receberão premiações nos quesitos: Projeto de Educação Infantil, Melhor Equipe do Quadro Operacional (cozinhas e limpeza) e o resultado da avaliação dos alunos.

Além da elevação do IDEB, o Projeto Juntos Educar tem como foco o aumento da interação aluno, escola e comunidade, na adoção de boas práticas para a formação de gestores e de professores, assim como suporte para as famílias por meio do projeto Universidade da Família. É liderado pela Câmara Temática de Educação e Empreendedorismo e executado por várias instituições e entidades que a compõe.

O envolvimento entre a sociedade civil e a prefeitura para o planejamento da educação mourãoense produzirá um importante impacto para o desenvolvimento de Campo Mourão, no curto, médio e longo prazos, prevê o coordenador da Câmara Temática, Ater Cristófoli.