Campo Mourão

Ano letivo na rede estadual começa segunda e aulas retornam na quinta

Na segunda-feira, os professores retornam para estudos e planejamento pedagógico referente ao ano de 2019.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão fará na próxima segunda-feira a abertura do ano letivo na rede estadual de ensino. Dos dias 11 a 13, apenas os professores retornam como previsto em calendário para estudos e planejamento pedagógico referente ao ano de 2019. Já as aulas iniciam na próxima quinta-feira (14).

Os estudos serão realizados em todas as instituições de ensino da rede estadual de Campo Mourão e região. As datas foram elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação para ampliar o tempo destinado à preparação dos profissionais e também para garantir a continuidade do projeto de aprendizado definido no início do ano letivo.

De acordo com a chefe do NRE de Campo Mourão, Ivete Keiko Sakuno Carlos, dentre as atividades os profissionais farão a análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a montagem do planejamento voltado às diretrizes da Secretaria Estadual da Educação com foco nos alunos, criando estratégias para o bom aprendizado. “São três dias fundamentais para o início do ano letivo e para o bom andamento das escolas da rede estadual”, falou Ivete.

O retorno dos estudantes às aulas será no dia 14, na próxima quinta-feira. Em toda a área de atuação do NRE de Campo Mourão, são 22.250 alunos. O Núcleo abrange 56 escolas em toda a região, além de 13 Apaes. “Fizemos o levantamento da situação de todas as escolas da região e já informamos à Secretaria Estadual da Educação. Temos algumas questões pontuais a serem resolvidas, mas são pequenas dificuldades que não impedirão o bom retorno das aulas”, destacou a chefe do NRE.

Ivete informou ainda que a distribuição das aulas na rede estadual de ensino foi concluída nessa sexta-feira (8). “Graças a Deus transcorreu tudo na maior tranquilidade com os professores sendo muito bem acolhidos. Inclusive a APP-Sindicato esteve presente o tempo todo acompanhando e elogiou o trabalho de equipe do Núcleo”, frisou.

Para este ano, existe uma recomendação da Secretaria da Educação aos colégios da rede estadual para que mantenham pedagogos nos cinco dias da semana nas unidades, em turno completo. A carga horária dos pedagogos, de acordo com a orientação atual, será de 20 horas-relógio e não de 20 horas-aula, conforme demanda da categoria.

O entendimento é de que a permanência dos pedagogos nas escolas todos os dias é essencial para o bom desenvolvimento de todo o trabalho e gestão pedagógica. Segundo Ivete, o pedagogo exerce um papel fundamental ao lado do diretor, de auxílio na formação e apoio pedagógico aos professores.

____

Conteúdo local patrocínado

>> CEL: Você consegue pensar em inglês?

>> Estudantil: Volta às aulas tem opção de pagamento em até 12 vezes

>> Casa FácilO sonho da casa própria ficou mais fácil em Campo Mourão

>> Center Calçados: Tradicional promoção de tênis é o atrativo na volta às aulas