Apesar de pouco público, Festival Matsuri agradou organização

O público que compareceu ao Parque de Exposições Getúlio Ferrari durante o festival da cultura japonesa Matsuri, no feriado prolongado, ficou bem abaixo da expectativa dos organizadores. Na avaliação do diretor da empresa Tasa, responsável pelo evento, Takao Sato, porém, por ser a primeira experiência o festival tem condições de ser realizado no próximo ano. Tudo depende do que a cidade quer, disse ele.

Para ele, o forte calor e o feriado prolongado que motivou muitos mourãoenses a viajarem, tenham contribuído para que o público não fosse grande. Mas os que lá estiveram ficaram encantados com o nível das apresentações artísticas e culturais, com a qualidade da culinária e dos atrativos do festival, destaca Sato. Segundo ele, os expositores que vieram de Maringá também elogiaram a estrutura do Parque de Exposições para realização do evento.

O Festival Matsuri marcou o aniversário de Campo Mourão este ano. Foi aberto na sexta-feira, dia 11, com a presença de autoridades locais e terminou na segunda-feira, dia 14. O Parque foi todo ambientado à cultura nipônica, com manifestações artísticas, culinária e exposições, além de shows com artistas de renome nacional, entre elas duas cantoras que se destacaram no programa The Voice Brasil: Mobi Colombo, de Maringá (semifinalista do programa) e Carol Naemi.

Metade do lucro do evento será destinado à Santa Casa. Foi uma tentativa de não deixar passar em branco o aniversário da cidade e fazer com que as entidades também ajudassem a Santa Casa. Ainda estamos fazendo o balanço da renda e vamos divulgar nos próximos dias, disse Takao, ao lembrar que as entidades do município que participaram  contribuirão com 25 por cento do que faturarem com a organização do evento. 

O Brasil tem o maior número de japoneses fora do Japão do mundo. E a região Norte do Paraná concentra uma grande parte dessa população. Por isso acho que Campo Mourão, por sua posição estratégica e porte, não pode ficar de fora desses eventos de cultural japonesa, que são realizados com sucessos em Maringá, Londrina e tantas outras cidades, completa Sato.