Campo Mourão

Aposentado e ex-alcoólatra busca apoio para invenção e novo livro

O aposentado Aparecido Ladislau Favini, 67 anos, já é conhecido em Campo Mourão pela publicação de um livro em que conta sua história de vitória contra o alcoolismo. Agora, ele está em busca de patrocinadores para industrialização e comercialização de um invento que facilita a limpeza urbana (o Cata Folhas) e de uma reedição do livro voltado a ajudar a parar de beber.

“Vendo o trabalho dos garis e com um pouco de imaginação desenvolvi essa ferramenta mais prática, que facilita o serviço de apanhar folhas e até outros objetos do chão”, explica Favini, que já registrou o projeto no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mas que ainda não foi produzido por falta de recursos financeiros.

Ele explica que o Cata Folhas conta com um dispositivo que ejeta o objeto espetado para a frente no cesto de lixo ou num saco plástico. “Para espetar existem várias ferramentas. O diferencial do Cata Folhas é o mecanismo de ejeção, que já está aprovado pelo INPI”, reforça. Além de agilizar o trabalho, o utensílio seria útil especialmente para o trabalho de garis e jardineiros.

Favini também busca apoio para publicação da segunda edição do livro em que narra sua experiência com o alcoolismo e como conseguiu se livrar do vício, há cerca de oito anos. “O alcoolismo chegou ao ponto de eu até dormir na rua. Quando vi que iria morrer decidi mudar de hábito e para isso tive apoio da família e amigos”, relata.

Na 1ª edição o livro foi intitulado “Como parar de beber pelo método Alfavini”. Para a 2ª edição, ele pretende dar o título “Hoje Não”, que é um propósito que se renova a cada dia na luta contra o vício. A meta dele é conseguir pelo menos R$ 10 mil para confecção de 500 exemplares.

Serviço

Interessados em patrocinar o livro ou o Cata Folhas podem entrar em contato pelo telefone (44) 99877-9127