Campo Mourão

Atleta mourãoense, Caio Tonet, se destaca em campeonato estadual de natação

A competição reuniu os melhores atletas do Paraná.

O atleta mourãoense Caio Fernando de Carvalho Tonet, 22, se destacou no Campeonato Estadual de Inverno – XXIV Troféu Luciano Cabrine – 2018. A competição, que reuniu os melhores atletas do Paraná, foi realizada de 5 a 8 de abril em Curitiba, no complexo aquático Santa Mônica Clube de Campo.

O evento, promovido pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) reuniu 13 agremiações do Estado, com a presença de 327 atletas em várias disputas. Caio Tonet, representando o município de Campo Mourão, com o apoio da Fundação de Esportes de (Fecam), conquistou 5 medalhas com direito a quebra de recorde no estilo borboleta nos 50 metros, que permanecia por nove anos sem ser quebrado. Ele trouxe para a cidade 2 medalhas de ouro, 1 prata e 2 bronze.

No Maria Lenk

O próximo passo do nadador será representar o município de Campo Mourão na competição mais importante da natação do Brasil, o Maria Lenk, que começa nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro. Os maiores nomes da modalidade no país e no mundo estarão no Parque Aquático Maria Lenk para a disputa do Troféu Brasil – Maria Lenk. O torneio reunirá 328 atletas e 38 clubes em seus cinco dias de disputa.

Mais importante do calendário da natação, o Troféu Brasil – Maria Lenk terá um peso grande tanto para os nadadores da categoria Sênior, quanto para os mais novos. O torneio será classificatório para o Pan-Pacífico, para o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos e para os Jogos Olímpicos da Juventude.

Entre os principais nomes da competição, estão os campeões olímpicos Cesar Cielo, que nadará novamente pelo Pinheiros, Ruta Meilutyte, que atuará pelo Clube de Regatas Flamengo, e a holandesa Sharon Van Rouwendaal, campeã nas maratonas aquáticas que representará a Unisanta nesta temporada. Além deles, os brasileiros medalhistas de Budapeste: Ana Marcela Cunha, Bruno Fratus, Nicholas Santos, Gabriel Santos, João Gomes Júnior e Marcelo Chierighini também cairão na água a partir desta terça.

Este será o primeiro Troféu Brasil – Maria Lenk da nova gestão da CBDA. Em 2018, a expectativa da entidade é que grandes passos sejam dados por atletas que possam figurar entre os melhores do mundo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.