Barbosa Ferraz abre programação de aniversário nesta quinta-feira

O município de Barbosa Ferraz abre a programação das festividades em comemoração aos 63 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário do município foi dia 25 de julho, mas a festa é sempre realizada em setembro, quando é servido o prato típico, o Porco Garantido. O almoço será no domingo (10), a partir das 11 horas.

Entre as atrações estão shows artísticos, barracas de alimentação todos os dias, parque de diversões, entre outras. A cidade espera receber visitantes de toda região. De acordo com a programação, a festividade segue até 10 de setembro. Cerca de 1,6 mil convites do prato típico foram colocados à venda.

O município abriu as comemorações de aniversário nesta quinta com desfile cívico às 9 horas, com alunos das escolas municipais e fanfarra municipal. Durante à noite, às 21h30, será realizado desfile de crochê. A cidade é por lei, a Capital Estadual do Crochê. Em seguida, às 21h30, será realizada a final do Festival de Música de Barbosa Ferraz e em seguida show com a dupla Coleto e Gabriel.

A programação prossegue no dia 8 com show nacional de Pedro Paulo e Alex, às 22h30; em seguida show com DJ Milena. No dia 9, às 22 horas, haverá show com Luan Pereira e DJ Milena na sequência. Por fim, no dia 10, encerramento da festa, será servido o almoço com o Porco Garantido das 11 às 14 horas.

Porco Garantido

Os convites do Porco Garantido podem ser adquiridos diretamente com as entidades participantes: Associação dos Servidores Públicos de Barbosa Ferraz, Rotary Clube, Maçonaria, Lar dos Idosos Santa Rita e Apae. A renda do evento será revertida às entidades socioassistenciais da cidade. Cada custa R$ 55,00. O almoço será no domingo (10), a partir das 11 horas.
O Porco Garantido é preparado com carne suína desossada. Foi adotado como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007. É assado em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocado em fogo forte por cerca de três a quatro minutos para ficar “garantido”.

Para padronizar o prato, os animais escolhidos têm no máximo 1 centímetro de gordura. O objetivo é que o assado fique no ponto e a carne tenha o menor índice de gordura possível. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede o almoço. Acompanha o prato arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo.

Programação da festa

7 de setembro
09h00: Desfile cívico com alunos das escolas do município e a fanfarra municipal
20h30: Desfile de crochê
21h30: Final do festival de música de Barbosa Ferraz
Show com a dupla Coleto e Gabriel

8 de setembro
22h30: Show com a dupla nacionalmente conhecida Pedro Paulo e Alex
Após o show: DJ Milena continua tocando

9 de setembro
22h00: Show do cantor nacional Luan Pereira
Após o show: DJ Milena continua a festa

10 de setembro
11h00 às 14h00: Almoço com o prato típico do município, Porco Garantido