Boa Esperança sedia o 1º Encontro Regional de Produtores de Grãos

O município de Boa Esperança sedia nesta terça-feira (20) o 1º Encontro Regional de Produtores de Grãos da região da Comcam. O evento será realizado no Clube Recreativo AABB, às margens da Rodovia Januário Chiulli (PR-468), próximo a Coamo, a partir das 13 horas.

Mais de 120 produtores rurais de vários municípios como Mamborê, Juranda, Rancho Alegre do Oeste, Goioerê, Quarto Centenário, Farol, entre outros, são esperados para a reunião técnica, que será promovida em parceria entre o município, Emater, Embrapa Soja, entre outros parceiros. O foco do encontro será o Manejo Integrado de Pragas e Ferrugem Asiática na Cultura da Soja na região de Campo Mourão.

Para se ter ideia, utilizando esta técnica, alguns produtores de soja de Boa Esperança de unidades de referência da Emater já conseguiram reduzir em mais de 50% a aplicação de agrotóxicos nas lavouras. E todas as nossas unidades do Paraná inteiro tem uma redução que aproxima de 50%, falou Gilson Martins, responsável pela Emater do município. Em alguns casos, os resultados vão além. Em algumas unidades demonstrativas da Emater de Boa Esperança, existem produtores que reduziram a zero a aplicação de agrotóxicos contra lagartas da soja.

O produtor começa a ter confiança e aprende a fazer o manejo de pragas. O método é ambientalmente correto e sustentável e ainda vai gerar economia ao agricultor que vai gastar menos com agrotóxicos. Vale ressaltar que esta técnica não é para acabar com aplicação de agrotóxicos, mas sim para reduzir a quantidade, utilizando o mínimo necessário, ressaltou Martins.

Ele frisou que encontro terá a participação de engenheiros agrônomos da Embrapa Soja e da Emater que irão apresentar dados concretos da safra passada em relação aos resultados do Manejo Integrado de Pragas, as possibilidades de se trabalhar com estes resultados, eficiência de alguns produtos em relação à lagarta, ferrugem asiática, entre outros. Percevejos e ferrugem asiáticas são duas doenças que ainda continuam preocupando e muito os produtores, principalmente a ferrugem. Se não tiver um controle ela é letal para soja, alertou.

Martins acrescentou que o encontro é extremamente importante para dar mais espaço à técnica do Manejo Integrado de Pragas. Precisamos diminuir a quantidade de aplicação de agrotóxicos, temos que fazer alguma coisa que seja sustentável e criar uma consciência ambiental. Isso é possível fazer, vamos estar protegendo o meio ambiente, a saúde do agricultor, e de quem consome estes alimentos, ressaltou Martins.

MIP

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conceito que foi instituído na década de 1960 pela comunidade científica, para a otimização do controle de pragas agrícolas (ácaros, insetos, doenças e plantas daninhas).

O termo refere-se à integração de diferentes ferramentas de controle, tais como os produtos químicos, agentes biológicos (predadores, parasitoides e entomopatógenos – bactérias, fungos ou vírus), extratos de plantas, feromônios, variedades de plantas resistentes a pragas, manejo cultural, plantas iscas, liberação de machos estéreis (TIE), dentre outras.

O emprego conjunto de todas essas ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para solidez de um programa de MIP. A implantação de um programa de MIP deve iniciar-se com a identificação do problema, ou seja, é preciso reconhecer o agente causal de um determinado sintoma na planta. A primeira etapa deste processo é a identificação das pragas mais importantes (pragas-chave) em cada cultura.

Programação completa

13 horas – Inscrição e retirada de materiais;

13h30 – Abertura do evento;

14 horas – Resultados do Manejo Integrado de Pragas e Ferrugem Asiática na Cultura da Soja na região de Campo Mourão. Com o engenheiro Agrônomo da Emater Sandro Cesar Albrecht;

14h30 –Resultados do Manejo Integrado de Pragas e Ferrugem Asiática na Cultura da Soja no Paraná, com o Engenheiro Agrônomo Osmar Conte, da Embrapa Soja;

15h20 – Intervalo

15h40 – Eficiência de inseticidas no controle da falsa medideira e percevejos na cultura da soja, com o Engenheiro Agrônomo Samuel Roggia, da Embrapa Soja;

16h30 – Debate com os palestrantes;

17 horas – Encerramento do evento.