Região

Câmara autoriza município adquirir terrenos para construção de asilo

A prefeitura de Peabiru deu mais um passo importante para a construção do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. Nesta semana, a Câmara Municipal de Vereadores autorizou o prefeito Júlio César Frare (PR) a fazer a aquisição de dois terrenos com área de 787 metros quadrados cada um para a obra.

De acordo com a lei publicada no órgão oficial do município desta sexta-feira (20), o preço total da aquisição dos imóveis é de R$ 120,2 mil. Segundo o município, o valor ficou abaixo do preço médio de mercado, conforme laudo da Comissão de Avaliação de Bens do Município. Os terrenos ficam em uma área localizada na saída para Araruna.

O Lar dos Velhinhos irá atender pessoas idosas que necessitam do serviço de acolhimento. A obra terá um investimento de R$ 800 mil, recursos do Governo Federal. A destinação do dinheiro para o município foi articulada pelo deputado federal Hermes Frangão Parcianello (MDB).

A obra era reivindicada pela administração desde o primeiro ano da atual gestão. Na época, a primeira dama, ex-secretária de Ação Social, Izabel Aguiar Frare, fez a solicitação ao deputado Frangão. “Era uma luta desde o início da nossa gestão, iniciamos a conversação junto ao deputado Frangão e fizemos a solicitação dos recursos a ele. Demorou um pouco, mas graças a Deus fomos agraciados”, disse Frare em recente entrevista à TRBUNA.

O recurso para a obra já foi empenhado pelo Governo Federal, ou seja, está garantido para o município. A prefeitura já está elaborando o projeto para aprovação da Caixa Econômica Federal e posteriormente a realização do processo licitatório. A expectativa da administração é que a obra seja licitada no máximo entre o fim deste ano e início de 2020.

Atualmente a Ação Vicentina acolhe as pessoas idosas que necessitam do serviço na cidade. Segundo a administração, a ideia é que os próprios Vicentinos administrem o Lar dos Velhinhos depois de construído. A obra irá oportunizar um ambiente mais amplo e adequado às necessidades dos usuários, frisa o prefeito.

“Será uma construção ampla e moderna com ambiente adaptado às necessidades de cada um, portas largas, banheiros com barras, e acessibilidade total. Tudo que tem de melhor hoje no mercado será implantando na obra”, disse Frare.

A região onde será construída o Lar dos Velhinhos já tem projetos para pavimentação, entre outras obras de infraestrutura como calçadas, meio fio, e galerias pluviais. Serão construídas galerias e asfalto em 17 ruas. O projeto já está protocolado na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu-PR). A região será bastante valorizada, prevê a administração.