Região

Câmara de Araruna está fazendo agendamento para biometria

A Justiça Eleitoral fez uma parceria com a Câmara de Vereadores de Araruna que passou a fazer a partir desta semana o agendamento on-line para eleitores da cidade que precisam fazer o recadastramento biométrico em Peabiru, comarca da cidade.

O agendamento está sendo feito pela secretária do Legislativo das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. A Câmara Municipal da cidade fica localizada ao lado da prefeitura, na Praça Nossa Senhora do Rocio. “Foi um pedido da própria Justiça Eleitoral”, falou o presidente da Câmara, vereador Davi Fávaro (PDT).

Segundo ele, algumas pessoas que não tem internet ficam impossibilitadas de fazer o agendamento online, que é feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “Nem todo mundo tem acesso à internet, e esta medida facilita a vida da pessoa já que com o agendamento online não precisa esperar em fila perdendo tempo”, falou.

Ele ressaltou que o serviço prestado pela Câmara é apenas o de agendamento. “Teve algumas pessoas procurando a Câmara achando que o recadastramento estava sendo feito por aqui, mas não, reforçamos que é apenas o agendamento”, comentou.

De acordo a Justiça Eleitoral, 10.711 eleitores deverão fazer a biometria em Araruna. O chefe do Fórum Eleitoral de Peabiru, Maurício Sanches Leal, orienta os eleitores para que não deixem para regularizar a situação de última hora. “Quem deixar para última hora estará sujeito ao enfrentamento de filas e transtornos”, alertou, ao reforçar sobre o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.

O recadastramento biométrico iniciou na Comarca de Peabiru no dia 6 de maio e prossegue até o dia 30 de agosto. A medida, adotada pelo TRE-PR, visa mais segurança e transparência nas Eleições. O eleitor que não fizer a biometria pode sofrer restrições no CPF, ser impedido de fazer matrícula em instituições de ensino e tomar posse em cargo público, além de ficar sem poder tirar ou renovar passaporte, além disso perderá o título de eleitor.

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve estar munido de documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. O horário de funcionamento do Fórum Eleitoral de Peabiru é de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas.

Transporte gratuito

A prefeitura de Araruna está disponibilizando também diariamente um ônibus para o transporte gratuito de eleitores da cidade ao município de Peabiru para o recadastramento biométrico. O veículo foi disponibilizado após um acordo entre a administração municipal e a Justiça Eleitoral.

O coletivo sai todos os dias (de segunda à sexta-feira) de frente a Casa da Cultura de Araruna, às 13 horas, com retorno às 16 horas. A prefeitura está disponibilizando até 46 senhas de uso individual por dia. As senhas podem ser retiradas na própria prefeitura, os moradores devem levar comprovante de residência.

“O transporte está aberto à população. Prefeito, vereador ou qualquer político não pode fazer o transporte dos eleitores porque caracteriza crime eleitoral, já fomos alertados pela Justiça Eleitoral sobre isso”, comentou o prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (Cidadania). Ele disse que o transporte aos eleitores foi liberado após reunião com a Justiça Eleitoral. “Muita gente que não tem condições está sendo beneficiada pelo transporte gratuito”, ressaltou.