Campo Mourão

“Caminhada com Maria” deverá reunir cerca de mil fiéis em Campo Mourão

O trajeto inclui passagens por todas as paróquias da cidade.

Dentro da programação festiva à padroeira do Brasil e aproveitando o feriado de aniversário de Campo Mourão, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Vila Urupês realiza hoje a 5ª edição da “Caminhada com Maria”. O trajeto inclui passagens por todas as paróquias da cidade, Seminário, Carmelo, Fraternidade O Caminho, Igreja Ucraniana, entre outros pontos sagrados. A previsão é de que pelo menos 1 mil pessoas participem durante o dia.

O dia será todo dedicado à caminhada. A programação começa bem cedo, a partir das 6hs, na Catedral São José. “É uma iniciativa do Santuário, em comemoração à padroeira. A participação tem sido muito boa a cada ano e o percurso é de aproximadamente 32 quilômetros”, disse Antonio Aguilar, um dos organizadores do movimento.

Apesar de o percurso completo ser de 32 km ou até um pouco mais. Aguilar explica que não há necessidade de caminhar todo o trajeto. “Cada um faz o percurso como desejar, dentro de suas possibilidades”, destaca Aguilar. Depois da concentração na Catedral, os caminhantes seguem para a Paróquia do Rito Ucraniano e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Copacabana, De lá os peregrinos caminham em direção ao Lar Paraná, passando pela Paróquia Nossa Senhora do Caravágio e as demais paróquias circunvizinhas.

Às 12h30 está programada a chegada na capela do Carolo, onde todos participam de um lanche no almoço. Serão servidos pão caseiro, mortadela e presunto, preparado pelos organizadores, sem nenhum custo. No período da tarde o grupo continua a caminhada para a Paróquia São Francisco de Assis, e várias outras capelas próximas, passando ainda pelas igrejas da Asa Leste (Aeroporto, Tropical, Santa Cruz) e retornando ao Santuário por volta das 19 horas para o encerramento.

De acordo com Aguilar, serão 20 pontos de parada, com oração do terço e encenação de cada mistério feito por grupos de jovens. “Haverá a reflexão dos mistérios do Santo Rosário em uma pequena peça de teatro realizada por jovens católicos. Será muito importante a ação de graças pela paz em nossa cidade, pelos frutos da nossa pujante agricultura, pelo comércio forte, pela segurança e paz em nossa região tão preservada de catástrofes de qualquer natureza.”