Região

Caminhada Internacional da Natureza foi realizada na Vila Seca

O evento contou com a participação de mais de 500 caminhantes, vindos de vários municípios.
Evento foi realizado na Comunidade Vila Seca (Município de Farol) (Foto: Sergio Silva - Assessoria de Imprensa/Município de Farol)

Foi realizada neste domingo, na Comunidade Rural Vila Seca (Município de Farol), a 1ª Edição da Caminhada Internacional da Natureza “Circuito Alto do Rio Riozinho Vila Seca”. O evento contou com a participação de mais de 500 caminhantes, vindos de vários municípios, entre eles Farol, Campo Mourão, Mariluz, Goioerê, Maringá, Janiópolis, Engenheiro Beltrão e Cianorte. O evento foi promovido pelo Município de Farol, em parceria com a Emater-PR, com apoio do Sicredi, John Deere, Farmácia Panacéia e ACIFA (Associação Comercial e Industrial de Farol).

Na chegada, todos foram recebidos com um café da manhã, na Capela Nossa Senhora Aparecida, muito bem preparado pela organização. Depois, antes da saída, um alongamento, orientado pelo profissional Fabiano Mendes. Foram 12 quilômetros passando em meio à mata, nascentes, rios, cachoeiras e vegetação muitas vezes fechada, o que tornou o percurso ainda mais desafiador. Entre os vários participantes, estava o Senhor Ozório, morador de Farol, que mesmo em seus 78 anos de idade, completou o percurso.

A prefeita Angela Kraus, de Farol, também participou, percorrendo todo o percurso, e demonstrou total satisfação com a participação das pessoas no evento. “Nosso município se alegra por ter recebido todos para esta 1ª caminhada. Ficou a certeza que todos puderam desfrutar das nossas belezas, e que no próximo ano (2018), estarão de volta para a segunda edição em nosso município”, destacou. Também se fizeram presentes o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi e o Chefe Regional da Emater, Jairo Martins de Quadros. Foram plantadas mais de 20 mudas de árvores no local, pelos pioneiros da comunidade e também pelos grupos de caminhantes.

Entre estes grupos, estava o Amigos de Caminhada Campo Mourão. Uma das coordenadoras, Karina Legnani, fez questão de destacar a importância da realização do evento. “Tudo foi muito especial, bem organizado, foi um ótimo percurso, bem desafiador, viemos em um bom grupo, com várias pessoas, e todos, ao final, se mostraram satisfeitos com mais esta caminhada percorrida, em meio à natureza, que nos traz muita paz e espírito de superação”, explicou. Ao final, a prefeita de Farol fez questão de destacar o empenho de toda a comissão organizadora e agradeceu a participação dos caminhantes que estiveram no evento. Quem também se apresentou no final foi a Companhia de Folia de Reis da Vila Seca.