Campo Mourão

Campo Mourão celebra o Dia do Evangélico hoje

A Igreja Assembleia de Deus, juntamente com a Igreja Palavras que Curam (IPC) e toda a comunidade evangélica irão comemorar neste sábado (3), em Campo Mourão, o Dia Municipal do Evangélico. É a quinta edição do evento que deverá reunir em torno de 3 mil pessoas. Em 2017, de acordo com organizadores, a celebração contou com 2 mil participantes. A programação acontece na Praça São José.

Segundo o copastor da Assembleia de Deus, Ronaldo Medeiros, várias caravanas estarão vindo da região para participar. Estão confirmadas caravanas de Janiópolis, Boa Esperança, Juranda, Ubiratã, Campina da Lagoa, Altamira do Paraná, Nova Cantu, Roncador, Iretama, Nova Tebas, Corumbataí do Sul e Mamborê. “Só em Campo Mourão temos cerca de 2 mil membros, somando a IPC do pastor Toninho, a expectativa é de um grande público na praça para louvarmos a Deus”, disse pastor Medeiros.

Ele explicou que da data é comemorada sempre no segundo sábado de novembro, porém este ano teve que ser adianta porque a praça já estava reservada para o próximo dia 10. Pastor Medeiros falou que este ano, o Dia do Evangélico será diferenciado em Campo Mourão.

A programação será das 13h30 às 22 horas. Um dos momentos mais esperados é a realização de um culto na Praça São José, às 20h30, com participação da Banda Gênesis, da Assembleia de Deus, além de orquestra. “Fizemos a organização procurando envolver todas as igrejas evangélicas”, ressaltou o pastor Medeiros.

Segundo ele, durante o dia, jovens evangélicos estarão no centro de Campo Mourão e supermercados da cidade fazendo grupo de louvores e entregando convites para o culto à noite. Haverá ainda blitze nas Avenidas Capitão Índio Bandeira; Irmãos Pereira e Manoel Mendes de Camargo com membros da igreja fazendo encenações e pregação da Palavra de Deus.

A igreja instalou também cinco pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, três nas lojas do Supermercado Paraná; um no supermercado Bom Dia e outro na Praça São José. Os produtos serão revertidos em prol da Santa Casa e Casa de Apoio aos Doentes de Câncer. “São duas entidades sérias que ajudam toda a população da região”, frisou pastor Medeiros.

Ele acrescentou que dentro da programação, um grupo de homens estará fazendo também evangelismo nas principais avenidas da cidade e haverá ainda uma barraca instalada na praça central para aconselhamento pastoral durante todo o dia de sábado. Uma equipe de pastores estará revezando os horários para atender o público.

O Dia do Evangélico

O Dia Municipal do Evangélico foi criado em Campo Mourão através do projeto de lei 3.281 de novembro de 2013, apresentado pelo vereador Edilson Martins (PR), aprovado por unanimidade pela Câmara. “Apresentei este projeto baseado em pesquisas em solicitação do próprio povo evangélico e fiquei muito feliz porque todos os vereadores votaram favoravelmente sendo sancionado pela prefeitura”, falou Martins.

O vereador ressaltou que o Dia do Evangélico foi criado para que as pessoas se confraternizem. “É um dia especial que todos estão convidados a participar independente da denominação de igreja. Nós estamos comemorando algo em agradecimento a Deus por tudo que ele tem feito em nossas vidas”, afirmou o parlamentar ao dizer que a cada ano o evento tem crescido na cidade.

Dia Nacional

Já o Dia nacional do Evangélico é comemorado em 30 de novembro, desde 2010. A partir desta data, os evangélicos de todo o Brasil, passaram a ter sua data comemorativa, instituída através de Lei Federal, sancionada pelo Presidente da República. Diante disso, a data é comemorada em todo o país, porém o feriado é apenas no Distrito Federal, o qual foi instituído em 1995.

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos, totalizando 42,3 milhões, ou 22,2% da população do país.