Campo Mourão terá campanha de recolhimento de pilhas e baterias

A Agência Sicoob de Campo Mourão oficializou nesta quinta-feira (15), uma parceria com a prefeitura para o recolhimento de pilhas e baterias de celulares ou câmeras. A assinatura do convênio foi realizada no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli, com a presença da gerente geral do Sicoobsul, Célia Furlanetto e gerência da agência local.

Inicialmente serão colocados recipientes de papelão denominados rapa pilhas em 30 pontos da cidade, como escolas e unidades de saúde. A proposta desse projeto é evitar que materiais que comprometam a qualidade da água e do solo sejam descartados de forma incorreta, explicou a gerente geral, Célia Furlanetto. Segundo ela, no ano passado o Sicoob recolheu duas toneladas de pilhas no Paraná, nas cidades onde mantém o serviço.

Esse é um interessante projeto de responsabilidade social do Sicoob que vem atender uma área necessária. Tudo o que se faz em prol do meio ambiente e de educação ambiental é interessante. Esperamos que as pessoas façam adesão e não descartem mais esses materiais no lixo comum, salientou o prefeito Tauillo Tezelli.

As pilhas e baterias contêm em sua composição metais pesados e outros compostos tóxicos que se oxidam por causa da exposição ao sol e à chuva. Quando as pilhas não são descartadas corretamente e ficam expostas nos aterros, acabam prejudicando os lençóis freáticos e causando doenças à população, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Franco Sanches.

O Papa-Pilha é uma campanha dentro do projeto Consumo Consciente, do Instituto Sicoob. Além da arrecadação de pilhas o projeto atua com ações integradas de palestras e distribuição da cartilha de Educação Ambiental.