Carlos Tagliari é o novo Guerreiro do Comércio do Paraná

O conhecido esportista e proprietário da Casa Tapi – Materiais Esportivos há 45 anos, Carlos Álvaro Tagliari, foi o escolhido para receber o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná como representante de Campo Mourão e outros 23 municípios da região. Trata-se de uma das principais honrarias outorgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.

A divulgação da homenagem ao empresário aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (24/5) em visita que diretores do Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam), entidade filiada a Fecomércio Paraná, realizaram a Carlos Tagliari. Coube ao presidente e ao vice-presidente da entidade, Nelson Bizoto e Ronauro Gouveia, respectivamente, comunicar ao homenageado da escolha para receber o prêmio. Representantes das unidades locais do Sesc e do Senac também participam da visita.

A cerimônia de entrega do Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná/2018 será realizada no dia 12 de julho, a partir das 19h30min, nos salões da Expo Unimed, em Curitiba. Será a 14ª edição do prêmio e uma caravana com autoridades e lideranças do Município, além de familiares e convidados, tradicionalmente acompanha o homenageado de Campo Mourão. Desde que o prêmio foi criado, em 2006, cerca de 650 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados. O evento é comemorativo ao Dia do Comerciante.

Tradicionalmente, o evento reúne em torno de 1.000 empresários de todo o estado, lideranças empresariais e autoridades. No evento, a Fecomércio também realiza a entrega da comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná.

O prêmio

O regulamento do Prêmio Guerreiro do Comércio do Paraná define os critérios a serem observados na escolha dos homenageados: projeção do nome da empresa à qual está ligado e reconhecimento pela comunidade, repercussão positiva da empresa e ações inovadoras realizadas no ano anterior.

Na cerimônia deste ano serão homenageados 63 empresários ligados aos mais variados segmentos econômicos, indicados pelos sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio Paraná. Os homenageados recebem um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.

Novo Guerreiro

A família Tagliari é mais conhecida em Campo Mourão e no Paraná pela atuação na área esportiva, mais especificamente no futsal. A Associação Tagliari fez história no estado e participou também de competições nacionais, com a conquista de incontáveis títulos. Foi através da agremiação – que reunia os irmãos Tagliari – entre eles, Carlos Tagliari – que a cidade começou nas décadas de 70 e 80 a se projetar em âmbito estadual. À frente da associação, o patriarca Itacyr Tagliari (in memoriam), sempre apoiado pela matriarca Iris Tagliari.

Porém, a família Tagliari tem longa tradição no comércio. A família radicou-se em Campo Mourão em 1954, oriunda de Anápolis (GO), onde o pai do homenageado trabalhou como comprador de bois para um frigorífico. Mas o avô de Carlos Tagliari já morava em Campo Mourão, o que acabou atraindo a família. O pai do novo Guerreiro do Comércio montou inicialmente um açougue na rua Mato Grosso.

Carlos Tagliari iniciou sua trajetória profissional ajudando o pai na compra e venda de suínos, inclusive fazendo o transporte dos animais para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, juntamente com os irmãos. Posteriormente, a família teve o Açougue Estrela, na avenida Irmãos Pereira.

A Casa Tapi foi fundada em março de 1974 por Carlos Tagliari e o professor de Educação Física, Vicente Piazza Filho. Dai o nome: Ta (Tagliari) Pi (Piazza). Por cerca de três anos funcionou na rua Harrison José Borges. Por volta de 1978, Vicente Piazza deixou a sociedade e, em seguida, a loja passou a funcionar na avenida Capitão Índio Bandeira, onde permanece até hoje. Atualmente a empresa conta com 14 funcionários diretos.

Carlos Tagliari tem 69 anos, é casado com Lori Pasinato e pai de Carla Cristina. Ele é o terceiro filho do casal Itacyr – Íris Tagliari: Wanderley (in memorian), Itamar,, Carlos, Sônia e Luiz Carlos (in memorian).

Galeria

O empresário Álvaro Machado, sócio proprietário do Paraná Supermercados e do Tonello Business Hotel, foi o primeiro mourãoense a conquistar o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, em 2006. Nos anos seguintes foram homenageados: Geraldo Sebastião dos Santos – Panificadora Fiorella, Cine Max e Arenas Metais (2007), Jair Francisco Gitahy e Dulce Aparecida Gitahy Ferreira – Super Magazine Sapataria Paulista (2008), Celso Pereira – Lojas Riolar (2009), Marco Aurélio Weiller – Rede Marcfarma (2010), Ivone de Lourdes Capristo Malho – Paraná Diesel Veículos (2011), Paulo Antônio Marques Carreira – Supermercados Carreira (2012), Adalberto Ronauro Alves de Gouveia – Gouveia – Ótica, Joias e Relógios (2013), Devanir Silvério – Deck’s Fashion Comércio Varejista de Calçados e Confecções, de Goioerê (2014), José Nelson Botega – Campoplastic Embalagens (2015), Clineu Uehara – Fruto Maduro (2016), Carlos Roberto Naves de Souza – A Estudantil, Aquatro Suprimentos e Roma Multi Coisas (2017) e Alcir Rodrigues da Silva – Marujo Sport e da Esporte Land (2018).