Casos de dengue chegam a 17 em Araruna e deixa Saúde em alerta

O município de Araruna registrou nesta semana mais três casos de dengue aumentando para 17. A situação deixa a Saúde e setor de Vigilância Epidemiológica em alerta contra a doença. Todos os novos casos confirmados, segundo a Vigilância, são importados. Após a confirmação fizemos os bloqueios e tomamos todas as medidas necessárias, informou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Araruna, Tatiane Ferreti da Silva.

Segundo ela, as ações de combate por parte do município estão sendo realizadas diariamente. Tatiane informou que dos 17 casos confirmados, 6 foram no distrito de São Vicente. Os cuidados são os mesmos de sempre, a população deve evitar água parada e se possível prevenir fazendo o uso de repelentes, orientou.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira), divulgado pela Vigilância Epidemiológica aponta que a infestação de larvas do mosquito caiu de 6,8% em abril para 2,8% em maio, uma queda de 4%. O índice tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%. Apesar da queda, Tatiane disse que município vive em alerta contra o Aedes aegypti, transmissor também da febre amarela, chicungunya e zika vírus.

Ele atribuiu a redução de infestação devido aos trabalhos de prevenção desenvolvidos pela Vigilância e ao fato de a população estar cuidando mais de seus quintais. Os moradores estão com medo da dengue devido a situação de epidemia que outros municípios vizinhos estão vivendo, observou.

Ela disse que mesmo neste período seco e frio, muitos focos de larvas ainda estão sendo encontrados em residências. Isso demonstra que a população precisa se esforçar ainda mais no combate ao mosquito, frisou. Entre as ações de combate realizadas pela Vigilância Epidemiológica, Tatiane destacou campanhas de conscientização, visitas de campo dos agentes de endemias, plantio de flores em ocos de árvores, entre outros.