Casos de Gripe “A” sobem para 11 na região

O frio intenso dos últimos dias contribuiu para o aumento da Gripe A na Comcam, que já registra 11 casos da doença. Há ainda mais três casos confirmados de Gripe B. Já chega a sete o número de municípios com registro do vírus.

Os dados contam no boletim epidemiológico atualizado esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Com o clima propício à disseminação da doença, a recomendação à população é que redobre os cuidados contra o vírus, principalmente nesta época do ano.

Conforme a Sesa, as cidades com casos confirmados de Gripe A são: Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (5); Iretama (1); Juranda (1); Mamborê (1); Moreira Sales (1); e Ubiratã (1). Campo Mourão tem ainda mais 3 casos de Influenza (B). Até o momento, são 3 mortes em decorrência da doença nas cidades de Juranda, Campina da Lagoa e Moreira Sales. As vítimas tinham 36, 44, e 69 anos.

A campanha de vacinação contra Influenza na região neste ano atingiu 93,35% do público alvo. A meta era vacinar 111.723 pessoas, mas foram imunizadas 104.297. Na Comcam, o grupo de pessoas com comorbidade (88,83%) e gestantes (77,76%), tiveram a menor cobertura vacinal. No Paraná a cobertura atingida foi de 82,24% do público alvo.

o momento o Estado confirmou 83 óbitos causados por gripe. O boletim, que é atualizado semanalmente desde janeiro, apresentava na publicação anterior 77 mortes por Influenza. Os 6 óbitos apontados no boletim desta semana foram registrados nos seguintes municípios: em Ponta Grossa, duas mulheres – uma de 72 anos e outra de 67 anos; em Foz do Iguaçu, uma mulher de 88 anos; em Curitiba, uma mulher 80 anos; em Porecatu, uma mulher de 85 anos, e em São José dos Pinhais, um homem de 80 anos. Os óbitos ocorreram entre 26 de junho e 9 de julho, período em que começaram a ser registradas as temperaturas mais baixas no estado.

O boletim totaliza 415 casos confirmados de Influenza no Paraná. Na semana anterior eram 374 casos. Hoje, as 22 Regionais de Saúde do estado apresentam casos da doença.

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. A transmissão do vírus acontece por via respiratória, pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar.

Alguns cuidados que devem ser tomados diminuem o risco de contaminação que são: a freqüente higienização das mãos, manter os ambiente bem ventilados, cobrir o nariz e a boca com a dobra do braço ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Febre alta, que surge de forma repentina associada à tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores articulares, calafrios e falta de ar são os sintomas da Influenza. Diante da permanência deste quadro, a orientação é que o paciente busque atendimento médico. O início do tratamento nas primeiras 48 horas evita complicações.

A Rede Pública de Saúde tem à disposição o antiviral com Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu®). O medicamento é fornecido gratuitamente pelas unidades de saúde pública mediante apresentação da prescrição médica.