Campo Mourão

Coamo inicia 23ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Com 43 jovens cooperados representando municípios de várias regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul, está sendo realizado entre os dias 24 e 26 de abril o primeiro módulo da 23ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas. “Precisamos capacitar e preparar bem os nossos jovens, pois eles são o presente e serão o futuro do nosso cooperativismo e do agronegócio. Possuem grande interesse e uma grande potencialidade na busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional, e no desempenho de uma administração focada para o incremento dos seus negócios e da cooperativa”, explica o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo que, em 1998, idealizou a primeira turma deste importante trabalho de formação e educação cooperativista.

Para Gallassini, as mudanças de forma geral e no ambiente rural, no cooperativismo e no agronegócio, passam pela educação e o desenvolvimento das pessoas, de forma gradual e contínua. Um exemplo disso é o trabalho da Coamo com os jovens líderes. Desde a primeira turma, o programa já formou cerca de mil jovens produtores associados que representam todas as unidades e regiões da cooperativa.

O instrutor e professor Juacir João Wischneski, que desenvolve este trabalho na Coamo praticamente desde o início do programa, é admirador dos jovens e da visão da cooperativa na preparação de uma nova geração de cooperados. “Esses jovens possuem grande interesse e dão uma resposta muito rápida, eles cresceram muito já nesse primeiro módulo, fruto da integração, talento e necessidade de conhecer mais para serem melhores como cooperados e cidadãos.”