Cohapar realiza capacitação a municípios da Comcam
Técnicos da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar) fizeram a capacitação de funcionários de prefeituras da região da Comcam para atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). Representantes das 25 prefeituras da região, além de Mato Rico, que pertence a regional de Campo Mourão, participaram do treinamento, realizado na sede da Comcam.
O chefe do escritório regional da Cohapar em Campo Mourão, Paulo Roberto Sovinski, informou que pelo plano, o cadastro das necessidades habitacionais nos municípios é feito pelas próprias prefeituras junto a Cohapar. Este cadastro é feito já direto no sistema da Cohapar pelo próprio pessoal das prefeituras, credenciadas. É informado a quantidade de famílias necessitadas e o tipo de área que há demanda por municípios, se é área de risco, se é necessidade social ou a nível de renda um pouco mais alto, entre outros requisitos, explicou.
De acordo com Sovinski, a última atualização do sistema aconteceu em 2015 e de lá para cá houve mudança de administrações e entraram novos técnicos na área nas prefeituras. Este pessoal foi treinado e aprimorou algumas coisas que não estavam vigentes anteriormente, ressaltou. É importante que os municípios capacitem seus técnicos para a alimentação correta dos bancos de dados. Precisamos destas informações para trazer recursos, porque só com ficha de inscrição com números aleatórios, dificilmente será liberado recursos, emendou.
Sovinski informou ainda que a Cohapar sempre foi bastante atuante na região da Comcam no desenvolvimento de projetos habitacionais. Ela é atuante em todo o Estado, e se destaca na região da Comcam, atendendo todos os 25 municípios com a construção de casas populares, afirmou. Este tipo de treinamento vem sendo realizado pela Cohapar em todas as regionais do Estado.
O objetivo é que os dados dos municípios sejam compilados para traçar um diagnóstico completo do estado e, assim, estabelecer prioridades de investimentos para o setor nos próximos anos. Os dados serão analisados e posteriormente divulgados ao público pela companhia de modo a construir o novo PEHIS-PR, cuja última atualização aconteceu em 2015.
Conforme a coordenadora do PEHIS-PR na Cohapar, Bernadeth Dickow, que ministrou os cursos, a atualização da ferramenta faz parte da proposta de modernização da gestão habitacional. A atualização do plano nos dará um diagnóstico mais preciso sobre o setor, afirma. Com a participação efetiva das prefeituras, temos grande precisão nas informações, que serão posteriormente fornecidas a todos os cidadãos, o que torna o PEHIS-PR um modelo nacional neste sentido, afirma.
SISPEHIS
Chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS), a ferramenta está disponível de forma online às prefeituras, que indicam os técnicos que farão a inserção e atualização dos dados. Nele, são colocadas informações quantitativas e qualitativas sobre o déficit habitacional, além de fotos e dados de geolocalização para um mapeamento detalhado dos problemas e demandas identificadas em cada localidade.
O Paraná é atualmente o único ente federativo que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da sua população.

