Com júri simulado, alunos fazem formatura do projeto “Justiça se Aprende na Escola”

Esta sexta-feira (11) foi especial para 90 adolescentes com idades entre 12 a 15 anos, estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, no Lar Paraná, em Campo Mourão. Após sete meses de atividades, eles finalmente receberam os certificados de formação do projeto Justiça se Aprende na Escola. E para fechar os trabalhos com ‘chave de ouro’, os alunos participaram de um júri simulado no tribunal do júri e fizeram também uma visita ao Fórum de Justiça da cidade.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior, explicou que o projeto é do Tribunal de Justiça do Paraná e, este ano, trouxe para Campo Mourão, contemplando alunos do Colégio Antonio Teodoro de Oliveira. O projeto tem a ideia de levar para estudantes do ensino médio noções básicas de direito, cidadania, e democracia, falou. O encerramento das ações, contou com a presença também do promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Luciano Rahal.

As atividades do projeto iniciaram em março deste ano. Foram realizados 10 encontros, onde em cada um, um profissional de uma área específica proferiu palestras aos estudantes falando sobre a profissão. Participaram representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Ação Social, entre outras categorias que atuam na proteção da criança e adolescente.

De acordo com o magistrado, a ideia é estender o projeto a outras escolas do município no próximo ano. Este ano tivemos o projeto piloto, mas a ideia é estender a toda a rede de ensino estadual para levar essas noções básicas de direito e cidadania a estes estudantes, que em breve estarão votando e participando ativamente da sociedade, falou.

O juiz fez uma avaliação positiva das atividades do projeto em Campo Mourão. Tivemos um retorno muito bom dos professores. Os alunos se demonstraram participativos e interessados em saber como funciona a política no Brasil, o Poder Judiciário, o Legislativo, Executivo e assim por diante, acrescentou.

Justiça mais próxima

A diretora auxiliar do Colégio Antonio Teodoro de Oliveira, Elza Maria Teixeira Campanha, destacou que o projeto aproximou o Poder Judiciário dos alunos, que tiveram a oportunidade de saber como funciona a Justiça. O interessante foi eles terem esta liberdade com as autoridades que lá estiveram de fazer perguntas esclarecendo suas dúvidas. Foi realmente muito interessante, argumentou.

A diretora afirmou que durante as atividades, alguns estudantes, inclusive se identificaram com algumas profissões. Alguns estão dizendo que quer ser promotor de justiça e outros, juiz, falou. A diretora disse esperar que o projeto tenha continuidade. Segundo ela, as escolas no geral tem hoje uma necessidade muito grande até de desmistificar a questão da autoridade. É preciso uma visão de se ter autoridade realmente uma autoridade e não como pessoa distante só para punir. É interessante que os alunos já tenham este conhecimento de ter o poder público judiciário aliado nas situações que eles venham precisar e não só com a visão punitiva que acabam tendo, observou.

A Técnica Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Katiussa Michele Canola, participou da formatura dos estudantes. O NRE também faz parte do Comitê da Socioeducação. Para Katiussa, o projeto Justiça se Aprende na Escola é de suma importância na educação básica a fim de proporcionar aos alunos conhecimentos e reflexões das áreas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário contribuindo para a formação crítica do estudante. Ações como esta permitem contribuir aos alunos questionamentos e criticidade, considerando uma sociedade que almeja por cidadãos que participem nas tomadas de decisões, avaliou.

O Projeto

O programa Justiça se Aprende na Escola surgiu da necessidade de divulgar noções básicas acerca do funcionamento do Poder Judiciário à população. A ideia do programa é orientar os alunos da rede pública municipal, por meio de palestras com as crianças, com a presença do Magistrado, Promotor de Justiça e Advogado, ocasião em que cada profissional, além de explicar o seu papel na sociedade, esclarece questões sobre de cidadania e Justiça, facilitando a busca de serviços judiciais.

O objetivo é levar esclarecimentos à população, a partir das crianças, sobre questões de cidadania e Justiça. Como as crianças e adolescentes são agentes multiplicadores de informação, o programa possibilitará a difusão de conhecimentos sobre a Justiça e cidadania aos familiares e à comunidade, além de conscientizar sobre direitos e deveres, e a forma de exercê-los.