Região

Comcam promove o Dia “D” de vacinação contra gripe neste sábado

É esperada uma grande movimentação nos postos de saúde.

Acontece neste sábado (12), em toda a Comcam, o “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe). As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas. Uma grande movimentação é esperada nos postos de saúde de toda a região. Até ontem, de acordo com o último balanço repassado pela 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, a cobertura vacinal havia atingido 45.265 pessoas na região, de um total de 78.197, o equivalente a 57,89%. A campanha foi aberta no dia 23 de abril e será encerrada 1º de junho. A meta é vacinar 90% do público alvo.

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser vacinadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Até essa sexta-feira haviam sido vacinadas na região 7.638 crianças, 3.172 trabalhadores da saúde; 1.706 gestantes, 387 puérperas; 16 indígenas; 29.208 idosos; e 3.175 professores. Foram imunizadas ainda mais de 9,8 pacientes com doenças crônicas. Para este grupo não há uma meta de vacinação, sendo feito apenas o monitoramento das doses aplicadas.

O grupo com menor cobertura continua sendo o das crianças, que atingiu apenas 39,69% do público. Das 19.183 crianças previstas para vacinar, apenas 7.613 tinham sido imunizadas até ontem. Os demais grupos estão com índices dentro do esperado pela regional. “Já temos uma cobertura relativamente boa. Em relação a quantidade de vacina que recebemos estamos quase 100% em cima do quantitativo”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira. Até ontem, o município havia recebido 80% do quantitativo de vacinas.

Evandra comentou que é esperado um movimento maior neste sábado principalmente de pais que deverão levar seus filhos às unidades de saúde para vacinar. Ela observou que o índice de cobertura deste grupo pode estar baixo porque os pais trabalham durante a semana, não conseguindo levar seus filhos para vacinar. “O Dia “D” e realizado pensando principalmente nestas situações”, comentou. Ela disse que os números estão dentro do esperado. “Quem não tomou a vacina que procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e se imunize para ficar protegido do vírus”, alertou Evandra.

Na Comcam, o município com o maior índice de vacinação até o momento, é Janiópolis, das 1.631 pessoas que devem vacinar na cidade, 961 já se imunizaram, o equivalente a 66,83%. Em Campo Mourão, a campanha atingiu até o momento 52,37% do público alvo. Foram vacinadas 11.577 pessoas de um total de 19.657. Já a cidades com os menores índices de cobertura são: Goioerê (48,19%); Moreira Sales (47,69%); e Roncador (50,96%).

A vacinação contra influenza é uma das medidas mais eficazes para a prevenção do vírus da gripe e de suas complicações. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra 3 tipos de vírus: dois de influenza “A” e um de influenza “B”. Porém, algumas medidas simples evitam a transmissão do vírus como higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.