Campo Mourão

Comércio espera crescimento nas vendas para o Dia das Crianças

(Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

O comércio de Campo Mourão está preparado para enfrentar o principal dia de vendas que antecede o Dia das Crianças, celebrado nesta sexta-feira (12). Hoje o fluxo de clientes nas lojas de brinquedos tende a crescer com a procura dos mimos de última hora.

Há variedades para todos os estilos e faixas etárias, com presentes tradicionais que vão desde os carrinhos e bonecas até os lançamentos de momento. Em Campo Mourão os lojistas estão com boa expectativa de vendas para o Dia das Crianças. Hoje as lojas estarão abertas para funcionamento até às 22 horas.

Mesmo com o dia chuvoso, a aposentada Maria Garcia, 68, aproveitou essa quarta-feira para comprar o presente dos dois netos. Segundo ela, eles sempre esperam o presente da avó. "Não tem como deixar passar em branco, e a gente adora presentear", falou.

Quem também estava andando pelo comércio ontem em busca de um presente para o filho era a secretária Lucineia Batista Rezende, 32. Lucineia estava procurando um vídeo game o filho Guilherme, de 11 anos. “Ela já tinha me pedido um vídeo game de presente desde o mês passado. Agora é andar bastante para achar o melhor preço”, falou.

A auxiliar administrativa, Edneia Aparecida Cordeiro, 36, foi outra que aproveitou o dia para consultar o presente da filha, Ágata, 8 anos. "Estou de olho nas opções”, falou, ao comentar que a filha quer uma boneca da Frozen. “Ela adorou uma que tem aqui", ressaltou.

A gerente de uma loja de brinquedos na área central de Campo Mourão, Lilian Verusseli, comentou que a empresa está otimista para o12 de outubro e que o estoque já está preparado para atender a demanda. Ele comentou que o movimento maior começou no início desta semana e tende a se intensificar nesta quinta-feira. “Estamos apostando no funcionamento do comércio em horário especial para alavancar as vendas”, falou.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Alcir Rodrigues da Silva, a data está entra as mais esperadas pelo comércio. E este ano, conforme ele, as vendas deverão aumentar ainda mais por conta da transferência do feriado para a próxima segunda-feira (15), que acontece pela primeira vez na cidade. Uma lei municipal permite a mudança. A medida, conforme os comerciários, evita que os consumidores façam as compras em outras cidades, uma vez que o comércio permaneceu funcionando normalmente nessa quarta-feira (10), aniversário da cidade.

Conforme os lojistas, por ser um público bastante particular, o mercado infantil vai na contramão dos outros setores. As crianças estão cada vez mais conectadas. Como acontece no Brasil inteiro, em Campo Mourão, centenas de crianças e adolescentes usam o celular para pesquisar, jogar e navegar na internet. Portanto, isso faz com que a promoção de produtos infantis seja cada vez maior nesses meios, já que o aparelho tem sido um dos presentes mais pedido aos pais nessa data.

Para esta reta final das vendas do Dia das Crianças, a dica da Acicam é que os comerciantes estejam prontos para atender a demanda. “Preparem suas lojas para atender à demanda, invistam em capacitações, usem a criatividade nas vitrines e treinem suas equipes, pois o consumidor estará nas ruas pesquisando, buscando bom atendimento e entendimento sobre o melhor produto que irá agradar o público alvo”, ressalta o presidente Alcir Rodrigues da Silva.

No Brasil, segundo levantamento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), as vendas para o 12 de outubro em 2017 aumentaram 2,7% no comércio quando comparadas aos resultados de 2016. O resultado é positivo pelo fato de nos últimos dois anos o movimento ter sido negativo, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4% em 2015.

Em comparação com as demais datas comemorativas do ano, segundo a entidade, o Dia das Crianças mostra uma recuperação do setor, já que no Dia dos Pais houve queda de 0,5%. Isso aponta para o reaquecimento gradual do mercado de trabalho e retorno do consumo das famílias.

No sábado (13), pós-feriado, o comércio lojista de Campo Mourão funcionará novamente em horário especial: das 9 às 17 horas. Já na segunda-feira (15) será feriado em Campo Mourão, ou seja, neste estará fechado voltando a funcionar somente na terça-feira (16).