Comunidade ucraniana vai comemorar 60 anos em Campo Mourão

A Paróquia Santíssima Trindade – igreja do rito ucraniano católico- de Campo Mourão está preparando para o próximo dia 1º de setembro o 21º Almoço Típico Ucraniano. Este ano, o evento terá um significado especial: a comemoração dos 60 anos (Jubileu de Diamante) da comunidade ucraniana em Campo Mourão. A festa será realizada no estacionamento da igreja, localizada na rua São Josafat, em frente ao Centro Médico.

Conforme o presidente do Conselho Administrativo da Paróquia, Adilson Luiz Staniswzeski, coordenador da festa, a programação inclui a celebração de missa às 9 horas. Em seguida, a Câmara de Vereadores irá fazer uma moção em comemoração aos 60 anos da comunidade em Campo Mourão, ao pároco Mario Prechasniuk. A homenagem foi proposta pelo vereador Edson Battilani.

Já às 10h15, será feito o lançamento do livro que conta a história dos 60 anos da comunidade ucraniana em Campo Mourão, pela escritora Maria Melniski. O almoço será servido a partir das 11h30. Staniswzeski informou que foram colocados 1,1 mil convites à venda. Os ingressos custam R$ 45,00 por pessoa (adulto) e R$ 25,00 a meia entrada (para crianças dos 6 aos 12 anos). Os participantes devem levar talheres para o almoço.

Interessados em reservar convites podem entrar em contato com a casa paroquial pelo telefone (44) 3523-4695, ou membros da comunidade ucraniana. Na compra do ingresso, a pessoa ganha um prato personalizada da festa. Nos anos anteriores os convites se esgotaram nas vendas antecipadas. A orientação é que os interessados comprem com antecedência, falou Staniswzeski. Segundo ele, o número de ingressos se limita ao espaço onde é servido o almoço. Infelizmente temos restrição de espaço, disse.

Pessoas de toda a região são esperadas para a festa, principalmente de Araruna, Maringá, Mamborê, Engenheiro Beltrão, Roncador, Farol, e Juranda, cidades onde a comunidade ucraniana está bastante presente. Em Campo Mourão, de acordo com Staniswzeski vivem atualmente cerca de 600 ucranianos. São famílias pioneiras que residem em vários bairros da cidade e que participam junto da festa, falou.

Ele lembrou que a festa é familiar e, que, durante o evento, haverá a venda de porcelanas com gravuras da cultura ucraniana, por membros da comunidade ucraniana de Prudentópolis. Será um momento muito especial e importante para a comunidade ucraniana em Campo Mourão, acrescentou.

Menu do almoço

Adilson Staniswzeski comentou que o almoço terá um menu bastante diversificado com receitas tradicionais da culinária ucraniana. O cardápio inclui perohê (pastéis tradicionalmente cozidos); holubtssi (charutos de repolho recheados e cozidos); pernil de porco assado; galeto assado, arroz, e saladas diversas.

De acompanhamento, os participantes poderão saborear khrim (acompanhamento de carnes a base de raiz picante, beterraba e vinagre); molho de nata (acompanhamento tradicional dos perohês); molho de carne (acompanhamento alternativo); e sobremesas como kutiá (trigo integral com uvas passas, frutas cristalizadas e leite condensado); e creme.

Durante o evento haverá ainda apresentações culturais com a Orquestra Viola no Campo e o grupo ucraniano do município, Stchastia Folclore.

* Na edição impressa, por erro de diagramação, a matéria não foi publicada integralmente, apenas seu título e fotos.