Campo Mourão

Consumidores estranham aumento na conta de água

A autônoma Cristiane Gonçalves, moradora do Jardim Albuquerque, estranhou o aumento de 30 reais na conta de água da Sanepar neste início de ano. Enquanto a fatura referente ao mês de dezembro foi de R$ 63,00, a conta de janeiro que ela tem que pagar em fevereiro é de R$ 93,33. “Quase não fico em casa e por isso estranhei o aumento. Vou procurar a Sanepar e quero uma explicação”, disse Cristiane.

O caso dela não é o único. Vários consumidores reclamaram nas redes sociais de aumento exagerado na tarifa de água. Alguns atribuem ao problema que a Sanepar teve com uma placa que queimou na véspera do Natal que ocasionou falta de água em várias partes da cidade.

Cristiane também diz que estranhou o fato da fatura dela não constar o consumo de janeiro. “No histórico de consumo consta 6 metros cúbicos em dezembro, em janeiro não consta e em fevereiro já aparece um consumo de 12 metros cúbicos”, relata a consumidora.

O gerente regional da Sanepar, José Carlos Barboni, confirmou que a empresa tem recebido reclamações de clientes. “Temos que analisar caso a caso, por isso pedimos que os consumidores nos procurem mesmo. O que sabemos pelos números que temos é que no mês de dezembro e janeiro, em razão das altas temperaturas, aumentou o consumo de água em geral em mais de 20 por cento”, afirma.

Segundo o gerente, a média de 16 milhões de litros/dia pulou para cerca de 19 milhões, com picos de 20 milhões. Ele descartou a possibilidade do aumento na fatura pelo problema com a placa queimada que ocasionou a falta de água no ano passado. “Por problemas de tempo muito chuvoso, em janeiro teve um dia que coletamos cinco mil leituras pela média de consumo e isso pode alterar os valores, por isso precisamos verificar criteriosamente cada caso”, afirma, ao acrescentar que não houve aumento no valor da tarifa neste início de ano.

____

Conteúdo local patrocínado

>> CEL: Você consegue pensar em inglês?

>> Estudantil: Volta às aulas tem opção de pagamento em até 12 vezes

>> Casa FácilO sonho da casa própria ficou mais fácil em Campo Mourão

>> Center Calçados: Tradicional promoção de tênis é o atrativo na volta às aulas