Harvard: Coordenador de Medicina do Integrado será professor de programa nos EUA

O coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni, foi convidado para ser um dos professores do Programa para Educadores da Harvard Macy, Instituto vinculado à Universidade de Harvard. Essa é mais uma parceria das instituições, já que, recentemente, o Integrado teve a implantação das atividades educacionais de atendimento ambulatorial e do Internato acompanhadas pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

O Harvard Macy é o instituto da Universidade de Harvard que se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento da Educação Médica há 25 anos. Ele é um dos mais importantes programas relacionados à Educação Médica no mundo. Para o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni, ser um dos professores facilitadores será uma experiência inovadora. Poder voltar no ano que vem como um dos professores facilitadores é uma grande oportunidade, um reconhecimento e uma validação de que estamos no caminho correto. Demonstra que estamos utilizando as melhores metodologias de ensino conhecidas para uma educação médica de qualidade e trilhamos, a passos firmes e largos, o caminho para a nossa meta, que é formar médicos extremamente competentes, profissionais e dotados de características humanísticas diferenciadas, garante Marangoni.

A parceria com a Instituição norte-americana começou no início deste ano, quando um projeto do Integrado foi aprovado para ser acompanhado pela Universidade de Harvard. O projeto da Medicina do Integrado, mesmo concorrendo com projetos das escolas mais tradicionais do mundo, foi selecionado para participar do Program for Educators in Health Professions. Ao longo desses cinco meses, poucos projetos de destaque, através de seus respectivos representantes, podem receber a oportunidade de voltar no ano subsequente como professores facilitadores do novo grupo que será selecionado no ano que vem. Para se ter uma ideia, não havia nenhum latino-americano entre os facilitadores nesse ano, afirma o coordenador.

Ainda de acordo com o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni, o desafio de estar inserido nesse contexto é muito importante. Desde o primeiro momento, eu não senti como se nós estivéssemos sendo tutorados pelos professores do programa, mas sim que todos nós fazíamos parte de uma mesma família de educadores que busca uma formação médica de excelência. Acho que fazer parte dessa família permite estar inserido no que há de melhor em termos de intenção, tecnologia e metodologia em Educação Médica. Isso significa ter a oportunidade de formar médicos ainda melhores, que vão poder servir melhor à população e melhorar a vida de nossa comunidade, declara Marangoni.