Paraná

Copel Telecom é a melhor operadora de banda larga do país

A Copel Telecom foi a operadora de banda larga mais bem avaliada na opinião dos clientes na pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2018 promovida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e divulgada nesta segunda-feira (11) em Brasília.

Foi a primeira participação da empresa na pesquisa que avalia as grandes operadoras de telecomunicações do país.

A pesquisa da Anatel ouviu cerca de 100 mil clientes de telefonia fixa, telefonia móvel, tv por assinatura e banda larga fixa. Para elaborar o ranking das empresas mais bem avaliadas e chegar ao índice de satisfação geral do serviço contratado, são avaliados indicadores como canais de atendimento, oferta do produto, cobrança e qualidade geral, formando a nota de cada empresa.

Ao final, os clientes da Copel Telecom deram a nota de 8,35 a maior nota alcançada por uma empresa de banda larga fixa desde a criação da pesquisa. “Tão satisfeitos quanto nossos clientes estamos nós que investimos numa rede moderna, apresentamos um produto de qualidade e inserimos o Paraná como um Estado servido com os melhores serviços de utilities como energia e telecomunicações”, afirma o diretor-presidente da Copel Telecom, Wendell Oliveira. “Somos parte de uma holding que já tem a melhor distribuidora de energia do país e agora a melhor operadora de banda larga fixa. Isso tudo sendo uma estatal concorrendo com grandes players globais”.

A primeira participação da Copel Telecom entre as grandes empresas do setor foi marcada por um ano em que a empresa chegou a 85 cidades do Paraná com o Copel Fibra, produto de banda larga residencial de varejo com velocidades de até 200 mega e o lançamento do Copel Giba com velocidade de 1 giga residencial. “O ranking está na quarta edição e a Copel Telecom está há pouco mais do que isso atuando no varejo o que já representa um case de sucesso termos tido a chance de concorrer com as grandes operadoras, verdadeiras gigantes do setor, e ainda conquistar uma avaliação expressiva dos nossos clientes”, diz Wendell.

A Copel Telecom atua nas 399 cidades do Paraná com produtos e serviços de telecomunicações para pequenas, médias e grandes empresas e em 85 cidades com o produto Copel Fibra residencial. Planeja investir R$ 290 milhões na ampliação e melhoria da sua rede de fibras óticas que soma 34 mil km no Estado.

Pesquisa

Dentre todos os serviços, os consumidores de Banda Larga Fixa foram os que se mostraram menos satisfeitos com o serviço, embora a média nacional de satisfação geral tenha aumentado em relação ao ano anterior, passando de 6,23 para 6,43. A operação com a maior nota de satisfação geral é a da Copel Telecom, no Paraná (8,35) e a com menor nota é a da Oi no Rio de Janeiro (5,41).

Na média nacional, os indicadores de qualidade percebida tiveram notas maiores em relação à pesquisa do ano anterior. O indicador com a maior no serviço de Banda Larga Fixa é a cobrança (7,04) e o com menor nota é a capacidade de resolução (6,02).

Outros destaques

Em geral, as prestadoras de menor porte satisfazem mais o consumidor – e também recebem melhores notas de qualidade percebida. Os indicadores de atendimento telefônico e capacidade de resolução de demandas são os piores avaliados em todos os serviços.