Esportes

Coritiba abre segundo turno do Brasileirão 2017 jogando fora de casa

O Atlético joga com o Bahia, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba

O Coritiba joga neste sábado pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro – Série A 2017, embalado. E este embalo será utilizado pelo “Coxa” para tentar repetir e manter o mesmo ímpeto demonstrado nas rodadas iniciais do primeiro turno da disputa nacional, onde chegou a ocupar as primeiras posições. E toda aquela boa fase inicial começou justamente com uma vitória por goleada sobre o Atlético Goianiense, na abertura da disputa, no Couto Pereira. E o time goiano é novamente o adversário deste sábado, às 16 horas, no Estádio Olímpico, em Goiânia.

O Coritiba hoje é o 10º colocado, com 25 pontos ganhos, e o Atlético Goianiense é o lanterna, com apenas 12. Depois de viver momentos de turbulência, a chegada do técnico Marcelo Oliveira, que já tinha uma boa história anterior quando comandou o “alviverde”, ajudou a acalmar a situação no Alto da Glória, com resultados positivos sendo conquistados na sequência, o último deles no domingo passado, na rodada de fechamento do primeiro turno, onde a equipe “coxa” venceu a Chapecoense por 2 a 0, jogando no Couto Pereira, em Curitiba. Ainda neste sábado o Vitória joga com o Avaí, no Barradão, às 19 horas, ambos tentando vencer para sair da incômoda Zona de Rebaixamento.

Quem também se encontra nesta situação é o São Paulo. O “Tricolor Paulista” tem apenas 19 pontos, a mesma pontuação do Vitória, e também frequenta a parte inferior da tabela de classificação. A chance de começar a mudar este panorama é amanhã, domingo, no jogo contra o Cruzeiro, às 11 horas da manhã, no Morumbi, que deverá receber um grande público para apoiar o time são-paulino. Apesar da boa colocação na tabela, ocupando o quarto lugar, o Palmeiras joga “sob pressão” no domingo, às 16 horas, contra o Vasco, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (Rio de Janeiro). O “Verdão” sente a turbulência após ser eliminado da Taça Libertadores, no meio da semana, pelo Barcelona de Guayaquil (Equador).

No Mineirão, em Belo Horizonte, 16 horas, o Atlético Mineiro recebe o Flamengo. O “Galo” é o 15º com 23 pontos, ao passo que o “Mengão” ocupa o quinto lugar, com 29. Ainda no domingo, o Sport recebe a Ponte Preta, 19 horas, na Ilha do Retiro, em Recife; e o vice-líder Grêmio joga contra o Botafogo, no Engenhão (Rio de Janeiro). As duas equipes estão classificadas para as quartas de finais da Libertadores e farão o confronto brasileiro desta etapa da disputa continental sul-americana. No Brasileirão 2017, o “Fogão” é o 11º, com 25 pontos. O “Tricolor dos Pampas” segue a caça ao Corinthians, com 17 pontos. O “Timão”, que lidera, com 47 pontos, não joga no final de semana, e só enfrenta a Chapecoense no dia 23, na Arena Condá, em Chapecó, já que o time catarinense excursiona para jogos amistosos no exterior.

Em Curitiba, o Atlético Paranaense joga também no domingo, 19 horas, contra o Bahia, na Arena da Baixada. O rubro-negro foi eliminado pelo Santos da Taça Libertadores, no meio de semana e está em oitavo lugar no Brasileirão, com 26 pontos. O Bahia é o 13º, com 23. Na segunda-feira a rodada inicial do primeiro turno se completa, com o jogo entre Santos e Fluminense, às 20 horas, no Pacaembu, em São Paulo. Classificado para as quartas de final da Libertadores, o “Alvinegro Praiano” é o terceiro no Brasileirão 2017, com 35 pontos. O “Fluzão” é o nono, com 26 pontos ganhos conquistados até o momento.