Corumbataí do Sul prepara a 3ª Cavalgada ao padroeiro São Pedro

O município de Corumbataí do Sul está preparando a 3ª edição da Cavalgada de São Pedro, padroeiro da cidade. O evento será promovido no dia 30 deste mês, o dia do Santo é celebrado no próximo dia 29. Cavaleiros de várias partes da região são esperados.

A programação conta com café da manhã, das 7 às 9 horas no Centro de Eventos do município. A saída dos cavalheiros está prevista para as 10 horas com pausa entre às 12h30 e 13 horas para o almoço (R$ 20,00), no Salto Boicotó. O cardápio será arroz, feijão, quirela, coestelão no fogo de chão, e salada. De acordo com os organizadores do evento, durante o almoço haverá o sorteio de brindes. Mais informações ou reservas podem ser feitas pelos telefones: (44) 9.9936-5913 (Cleber) e 9.9925-8169 (Tiago).

Um dos idealizadores da cavalgada, Cleber Aparecido da Silva, informou que o percurso será de aproximadamente 12 quilômetros. Ele destacou o crescimento do evento. Iniciamos com 35 cavaleiros e a última, realizada no ano passado, reuniu 270. A gente percebe que muitas pessoas estão se tornando adeptas a cavalgadas e as próprias crianças estão demonstrando interesse, observou.

Para este ano, a expectativa é reunir 300 participantes. Silva comentou que serão preparados para o almoço 15 costelões e dois porcos assados. Hoje a gente percebe que há um envolvimento do ser humano com o animal, ele [o animal] percebe as ações que estão sendo feitas com ele e retorna com gentiliza ao homem, frisou.

Ele disse que são esperados cavaleiros de Luiziana, Barbosa Ferraz, Fênix, distrito de Bourbônia, Goioerê, Ubiratã, Farol, entre outras cidades. Ano passado veio gente até de Londrina, informou. Silva comentou que no ano passado, até pessoas da cidade que não estavam participando da cavalgada almoçaram com os cavaleiros. Este ano vamos montar uma estrutura diferenciada, destacou.

Último santo junino

O último santo junino, São Pedro, é comemorado no dia 29 deste mês. Na região, o santo das Chaves do Céu é o padroeiro nos municípios de Roncador, Corumbataí do Sul e ainda do distrito de Paraná do Oeste, pertencente a cidade de Moreira Sales. Nestes locais, a Igreja Católica está celebração especial par ao Santo.

A festa maior, tradicionalmente acontece na cidade de Roncador, reunindo todos os anos milhares de pessoas no município. Um dos momentos mais aguardados é o acendimento da fogueira, que mede em média 13 metros de altura. Toda a programação acontece no salão paroquial da Paróquia São Pedro.

Uma curiosidade em Roncador, é que a cidade tem dois padroeiros. Além de São Pedro, tem São Nicolau como santo protetor, comemorado no dia 6 de dezembro. O santo é protetor dos ucranianos e foi escolhido padroeiro em homenagem às tradições e influências ucranianas presente no município.