Corumbataí do Sul realiza a 7ª Caminhada na Natureza

O município de Corumbataí do Sul realiza neste domingo (25) a 7ª Caminhada Internacional na Natureza – circuito Morros e Colinas. O roteiro será de 12 quilômetros, com passagens por cachoeiras, trilhas, morros, rios, gruta, pecuária e agricultura, além de pontos turísticos como a estátua do Cristo Redentor.

O evento é realizado em parceria entre a prefeitura de Corumbataí do Sul, Emater e Governo do Estado. A concentração dos caminhantes será na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Corumbataí do Sul (Assecor) a partir das 7 horas. Os participantes terão café colonial com produtos da agricultura familiar a R$ 10,00 (opcional), em seguida será feito alongamento com início da caminhada às 8 horas. Ao final do roteiro será servido almoço, a R$ 20,00 (opcional). O destino final será no mesmo local.

A expectativa é que o evento reúna entre 400 a 500 pessoas de toda a região e outras cidades do Estado. Durante a caminhada será realizada exposição e comercialização de produtos personalizados feitos pelos artesões locais bem como produtos da agroindústria familiar.

O prefeito da cidade, Carlos Rosa Alves (PSD), destacou a importância do evento. Ele lembrou que nos anos anteriores o município recebeu um grande número de participantes. A Caminhada na Natureza além de promover o lazer entre os visitantes é importante para divulgação dos atrativos que o município oferece, fomenta também o turismo rural com nossos agricultores familiares comercializando seus produtos. Pelo sétimo ano estamos participando e a cada ano o evento fica melhor, comentou o prefeito ao convidar a região para participar. Todos serão bem vindos a Corumbataí do Sul, disse.

 

VEJA TAMBÉM

>> Fênix abre inscrições para a 6ª Caminhada Internacional na Natureza

 

De acordo com o gerente regional da Emater de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, a Caminhada Internacional da Natureza tem atraído muita gente e movimentado a região. Vem cada vez mais ganhando novos adeptos, mais espaço e mais parcerias na região, destacou. Segundo ele, as caminhadas agregam valor e renda na agricultura familiar, uma vez que o almoço e café são servidos por produtores dos municípios. O público que frequenta estes eventos é diferenciado, afirmou.

O coordenador de projetos regionais do Instituto Emater, Clovis José Rosa, comentou que o evento tem o total apoio da prefeitura de Corumbataí do Sul. O prefeito é um grande apoiador da Caminhada na Natureza que terá um percurso muito atrativo, falou. Segundo ele, a cada ano o evento vem atraindo um púbico maior. Rosa lembrou que durante o percurso haverá quatro pontos de apoio com água e enfermeiros.

Os organizadores lembram que como o percurso é longo é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro é o alongamento dos membros inferiores e superiores antes e depois da caminhada para evitar lesões. Além disso, é importante manter a hidratação durante todo o trajeto.

A recomendação é que os caminhantes levem recipientes para armazenar água que é distribuída nos pontos de carimbo. Antes de começar a andar a sugestão é que seja feita uma refeição leve, pois comer em excesso pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.