Crea-PR sediará o 4º Fórum de Acessibilidade dia 27 em CM

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), sediará no próximo dia 27, em Campo Mourão, o 4º Fórum de Acessibilidade. O evento será das 14 às 18 horas, no anfiteatro da UTFPR. O encontro tem como objetivo difundir leis e normas que determinam a acessibilidade no país e definir ações em conjunto entre profissionais e órgãos responsáveis da área.

Nosso objetivo com os fóruns é sensibilizar e motivar os poderes públicos sobre o entendimento e implantação de políticas de acessibilidade; atualizar os profissionais e estudantes das engenharias e agronomia quanto às leis e normas de acessibilidade; apresentar as oportunidades de atuação no segmento e promover o diálogo das autoridades federais, estaduais e municipais com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Associações e Ongs que atuam em defesa das PcD, comenta o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, que fará a abertura do evento.

O Fórum de Acessibilidade já foi realizado este ano em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava. Até o dia 26 de agosto ele passará também por Arapongas, Toledo, Bandeirantes e Pato Branco. Segundo o coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Edson Perez Guerra, Ministério Público, Tribunal de Contas, Associações e Ongs, entre outros órgãos estão convidados a participar do evento.

Segundo ele, é importante a participação destes órgãos nas discussões e ações para haver um consenso sobre os próximos passos em relação às ações de acessibilidade no Estado. Os fóruns serão uma oportunidade de os municípios mostrarem as boas práticas detectadas durante os últimos anos e entender os desafios regionais para que se encontrem soluções adequadas e para que haja uma evolução contínua para que em um futuro próximo tenhamos o estado inteiro atendendo essa grande demanda de acessibilidade que existe atualmente, diz Guerra, que falará sobre o trabalho da Comissão. Os Fóruns acontecem com programação específica em cada cidade e participações especiais de palestrantes e profissionais envolvidos em projetos e ações na área, inclusive em âmbito nacional.

Em Campo Mourão, além da palestra do Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, haverá também palestra com o Engenheiro Mecânico Sergio Yassuo Yamawaki, que vai falar sobre Tecnologias Assistivas; o professor da UTFPR, Luiz Becher abordará sobre ´Acessibilidade – Leis e normas – conscientização´; enquanto a Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, apresentará o Manual Prático de Acessibilidade do CONFEA, lançado no 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado em fevereiro deste ano. O Manual, que tem como objetivo auxiliar os profissionais em seus projetos, foi elaborado no ano passado pela Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos (Ctae), do Confea.

Programação:

13h30- Credenciamento.

14h00- Abertura- Presidente do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira e Representante da Reitoria da UTFPR e da Prefeitura de Campo Mourão.

14h15- Apresentação da APAE.

14h40- Palestra “Acessibilidade no espaço público” – Eng. Civil Célia Neto Pereira da Rosa – CREA-PR

15h20- Palestra “Tecnologias assistivas” – Eng. Mecânico Sergio Yassuo Yamawaki – Instituto de Engenharia do Paraná – IEP.

16h00- Palestra “Acessibilidade – Leis e normas – conscientização” – Professor Luiz Becher – UTFPR.

16h40- Debate

17h40- Encerramento- Eng. Agrônomo Prof. Edson P. Guerra, Coordenador CAS – CREA-PR