Região

Curso vai ensinar mulheres a operar trator e implementos agrícolas

Nove mulheres produtoras rurais cooperadas da Coamo de Peabiru estão inscritas no 1º Curso para Operação de Tratores e Implementos Agrícolas da região exclusivo para o público feminino. A formação será realizada de 2 a 6 de setembro, no Sítio São José, em Peabiru. O curso foi viabilizado numa parceria entre o Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão e Região, FAEP, SENAR e Coamo Agroindustrial Cooperativa.

O treinamento tem aulas teóricas e práticas onde as participantes vão receber orientações sobre o universo dos tratores, desde mecânica às técnicas de condução e operação destes equipamentos, que estão cada vez mais modernos. O instrutor é Eraldo Moreira da Silva, do SENAR-Maringá.

“A presença feminina num ambiente que tradicionalmente era ocupado por homens, tende a aumentar, pois a maior parte do trabalho nas propriedades rurais está sendo executada pelas próprias famílias”, observa a mobilizadora do Sindicato Rural, Elizangela Ruiz Faria, ao acrescentar que se houver demanda o Sindicato vai tentar trazer mais cursos desta natureza.

Outro fator que favorece o trabalho feminino é que a operação das máquinas modernas já não depende do uso de força física. “E sabemos que as mulheres são sempre mais dedicadas e caprichosas, por isso esse curso será de grande proveito”, completa o presidente do Sindicato Patronal Rural, Nery José Thomé.