Campo Mourão

Dia do Desafio terá participação de 20 cidades da Comcam

O Sesc de Campo Mourão fará nesta quarta-feira (15), o lançamento do Dia do Desafio 2019. Ao todo serão 20 confrontos pela região. Este ano, a cidade de Barbosa Ferraz também foi inclusa no evento, mas seu adversário ainda não foi definido. Veja abaixo o enfrentamento por municípios. O lançamento acontece a partir das 9 horas, no Sesc, com a presença de representantes de todos os municípios participantes.

Os confrontos do “Dia do Desafio” na região serão os mesmos realizados em 2018. O sorteio das cidades desafiantes realizado no ano passado tem validade de três anos. Campo Mourão, por exemplo, enfrenta a cidade de Chía, da Colômbia.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em prol da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Coordenado pelo Sesc no Paraná desde 1997, o evento ocorre mundialmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

A proposta do evento é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. O resultado é tomado com base no percentual de participantes no município.

A mobilização acontece através da própria comunidade como secretarias municipais, escolas, clubes, lideranças comunitárias e comunidade em geral. O Sesc auxilia com as capacitações aos multiplicadores nos municípios com o material de divulgação e comunicação da campanha.

Origem da data

O Dia do Desafio foi criado no Canadá. Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem das casas e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite ao exercício do corpo, mas a iniciativa também gerou economia de energia.

No ano seguinte, a ação foi compartilhada com a cidade vizinha e fizeram uma caminhada juntas. A partir daí, a ideia ganhou novas adesões. No Brasil, o evento é realizado há mais de 20 anos. O objetivo é aumentar o número de participantes, cidades inscritas, parceiros e instituições envolvidas a cada ano. O evento acontece em grandes e pequenas cidades, envolvendo confrontos em municípios do mesmo porte populacional.

Confrontos do “Dia do Desafio” na região

Altamira do Paraná x Paulistânia (São Paulo)

Boa Esperança x Ocauçu (São Paulo)

Campina da Lagoa x Quixelô (Ceará)

Campo Mourão x Chía (Colômbia)

Engenheiro Beltrão x Crissiumal (Rio Grande do Sul)

Farol x Flora Rica (São Paulo)

Fênix x Vale Real (Rio Grande do Sul)

Goioerê x Buey Arriba (Cuba)

Jussara x Marabá Paulista (São Paulo)

Luiziana x Barra do Rio do Sul (Santa Catarina)

Mamborê x Anolaima (Colômbia)

Mato Rico x Mirasselva (Paraná)

Nova Cantu x Novo Cabrais (Rio Grande do Sul)

Peabiru x Florencia (Colômbia)

Quarto Centenário x Zacarias (São Paulo)

Quinta do Sol x Emilianópolis (São Paulo)

Rancho Alegre D’Oeste x Novo Itacolomi (Paraná)

Roncador x Três Barras (Santa Catarina)

Terra Boa x Cucunubá (Colômbia)