Campo Mourão

Dia do Doador de sangue será comemorado em CM com a campanha ‘Doe+Sangue’

Visando as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemonúcleo de Campo Mourão está preparando uma campanha especial do dia 26 a 30 deste mês. O Dia do Doador é celebrado neste domingo (25). Com o tema “Doe+Sangue”, doadores que comparecerem à unidade de 26 a 30 de novembro ganharão como brinde um lanche do grupo BDS - Burger King/Domino’s e Subway.

O brinde será um Subway do dia, uma “king oferta” ou ainda uma pizza brotinho mussarela, Domino’s. “O objetivo é presentear aquelas pessoas que estão salvando vidas de quem nem mesmo conhece”, comentou a chefe do Hemonúcleo de Campo Mourão, Maria Luzia Salvador.

Além disso, segundo ela, o objetivo é já garantir o estoque de sangue para o fim de ano, já que no período muitas pessoas viajam reduzindo significativamente as doações. Maria Luzia lembra que os brindes não serão por sorteio, ou seja, todos que doarem ganharão. “É uma forma de aproveitar o dia para parabenizar quem já é doador e ao mesmo tempo atrair novas pessoas para a causa”, ressaltou.

No ano passado, o órgão realizou uma semana de atividades para comemorar a data, neste período foram coletadas cerca de 299 bolsas de sangue. Para este ano, Maria Luzia espera manter o número. “Esperamos conseguir pelo menos 60 doadores por dia”, frisa.

Serviço

Para mais informações os interessados podem comparecer ao hemonúcleo, na rua Mamborê, nº 1.500. O órgão atende das 8 às 17 horas de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é: 3525-1102.

Quem pode doar sangue

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Praticamente todo ser humano pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Para doar basta ter boa saúde, estar bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e portar documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Saiba se você pode ser um doador.

Critérios

* Pode ser homem ou mulher que goze de boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite;

* Não seja usuário de drogas;

* Estar alimentado;

* Não estar fazendo uso de medicamentos;

* Ter entre 18 e 65 anos de idade

* Pesar acima de 50 quilos;

* Apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte;

* Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, já que a qualidade do sono é importante (plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão);

* Não realizar exercícios físicos antes da doação;

* Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;

* Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;

* Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;

* Evitar fumar 2 horas antes da doação.