Eleição do Conselho Tutelar tem 35 inscritos. Só 3 homens

Um total de 35 pessoas fizeram inscrição para a eleição do Conselho Tutelar, que será realizada em outubro. A lista dos inscritos foi publicada no órgão oficial do município para conhecimento da população e eventual impugnação em caso de algum impedimento legal. Nesta semana será publicada a lista dos candidatos que estão devendo alguma documentação, que também é um impedimento para homologação da candidatura.

Apenas três homens fizeram a inscrição para a eleição, mantendo a predominância de mulheres na eleição do órgão que tem como finalidade zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Das cinco vagas titulares do Conselho, atualmente todas são ocupadas por mulheres. Apesar de todas poderem concorrer à reeleição, três delas não se inscreveram para a disputa: a atual presidente, Vera Zagoto, Terezinha Senger e Titina Espindola.

Para ter as candidaturas deferidas os inscritos passarão ainda por uma capacitação e uma prova, marcada para o dia 21 de julho, onde serão avaliados conhecimento específico do Estatuto da Criança da Criança e Adolescente, da Lei Municipal do CMDCA, políticas da assistência social e conhecimento básico em informática e internet.  Quem for considerado apto poderá iniciar a campanha a partir de 31 de julho. 

Uma das novidades deste ano é que a escolha dos futuros conselheiros em Campo Mourão será por urna eletrônica. Nas demais cidades da região a votação continua por meio de cédulas em papel e os interessados devem procurar informações nas prefeituras. Em Campo Mourão a eleição é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O presidente do CMDCA, Wellington Souza, lembra que os eleitores poderão votar em até cinco candidatos. 

O tempo de mandato é de quatro anos e o salário pago pelo município é de R$ 3.422,86. Além de comprovar residência no município, o candidato deve ter no mínimo 21 anos de idade e curso superior em qualquer área reconhecido pelo MEC. É exigido também Carteira Nacional de Habilitação e comprovar experiência com criança e adolescentes em alguma área. 

LISTA DOS CANDIDATOS INSCRITOS: 

1 – Ana Carolina Poliseli Scopel
2 – Ana Cristina Deitos
3 – Ane Caroline Rodrigues da Silva
4 – Carmen Regina Rocha Nogueira
5 – Claudiane Duarte Rosa
6 – Elvira Machado e Sousa
7 – Eneas Lamônica
8 – Gisela de Oliveira Sousa de Lima Ribeiro da Silva
9- Ioliani Costa Vigilato
10 – Jane de Souza Neco da Silva Ferreira
11 – Jennyfer Francine Iora Alves
12 – João Mateus Tavares Neto
13 – Josieli Veloso
14 – Kemberly Olimpia Rodrigues de Andrade
15 – Laudelina da Silva Brito
16 – Livia Regina da Silva Pereira
17 – Lucineia Kondagevski Taques Fragoso Veras
18 – Maria de Lourdes Fonceca Queiroz
19 – Marilsa Coutinho
20 – Marisa Barbosa Palma
21 – Nilda Vitor Lopes
22 – Priscila Bonfim Teixeira Dorneles
23 – Regiane de Fátima Ferreira Costa
24 – Rosangela Custódio
25 – Sandra Pires Lopes
26 – Scheila Trindade de Almeida
27 – Silvana Aparecida Lopes Pierini
28 – Simone Correia
29 – Solange Vieira Triches
30 – Susana Naida Daniel
31 – Thamylla Fernanda Guaiume
32 – Valdirene Neves
33 – Vanderlei Smaha de Oliveira
34 – Vilmara Luciana Queiroz de Souza
35 – Zilda Inglez Modena