Região

Eleições deste ano não terão Lei Seca

Em nota, Sesp informou que a medida foi discutida com instituições.
["A Lei Seca pro\u00edbe a venda, compra e consumo de bebidas alco\u00f3licas no dia da elei\u00e7\u00e3o, sob pena de ser conduzido para uma delegacia e receber multa"] (Foto: Arquivo)

Não haverá Lei Seca nas eleições deste ano. O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e acatado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). A informação foi divulgada pela Abrabar depois de sair a decisão de uma liminar na Justiça, suspendendo a medida que proibia o consumo de bebidas alcoólicas durante as 24 horas do próximo domingo (7).

"A medida está completamente ultrapassada e não sendo mais aplicada nos principais e importantes estados brasileiros, principalmente os com grande apelo turístico e que recebem turistas internacionais, como é o caso do Paraná em Foz do Iguaçu", afirmou o presidente da Abrabar, Fabio Aguayo.

A Lei Seca proíbe a venda, compra e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição, sob pena de ser conduzido para uma delegacia e receber multa. E os bares e restaurantes podem ser fechados.

Em nota, a Sesp informou que a medida foi tomada neste ano após debater o assunto com outras instituições e também por consideração às decisões judiciais anteriores exaradas pelo Poder Judiciário que já foram contrárias a proibição da venda de bebidas alcóolicas.