Campo Mourão

Empreeende Week: Integrado é campeão no Open Innovation e no Hackathon

O Empreende Week 2019 foi realizado de 18 a 21 de setembro, no câmpus da UTFPR de Campo Mourão, e reuniu estudantes do ensino fundamental à pós-graduação, empreendedores, pesquisadores e empresários que se dedicaram a pensar o futuro da cidade. Os acadêmicos do Centro Universitário Integrado produziram projetos nas duas principais competições do Empreende Week, o “Open Innovation” e o “Hackathon”, sendo campeões em ambas.

O “Open Innovation” teve o objetivo de criar novas tecnologias para a ACICAM, para gerar inovações para o Comércio da cidade. Oito equipes compostas exclusivamente por acadêmicos de cursos de graduação do município de Campo Mourão se inscreveram para o “Open Innovation”. As equipes receberam oficinas de capacitação e instrumentos adequados para elaborarem os seus projetos e também contaram com mentores das mais diversas áreas para ajudá-los em seus trabalhos. Ao fim do evento, as equipes apresentaram seus projetos à banca de avaliação do “Open Innovation”. A equipe do Centro Universitário Integrado elaborou o melhor projeto do “Open Innovation”, conquistando o prêmio da primeira colocação.

A equipe formada pelas acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo, Ana Carolina Mailkut e Aniéle Carolaine Arantes Silva, pelos acadêmicos de Engenharia Civil, Aline Dias Moraes e Karyna de Souza Poera, e pelo acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Renan Rodrigues Pau Branco, desenvolveu a proposta denominada “Plataforma Web Gameficada”.

O objetivo da proposta foi desenvolver uma plataforma web para a ACICAM ofertar cursos de capacitação online para vendedores do varejo. “Uma das necessidades dos vendedores, por exemplo, é aprender sobre o novo perfil de consumidores da geração millennials, entender suas demandas e como fidelizá-los”, relata Renan, um dos integrantes da equipe.

O Hackathon foi a competição mais esperada do Empreende Week 2019. O termo Hackathon vem da mistura de “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona que pode durar horas ou mesmo dias, realizada por equipes totalmente focadas no desenvolvimento de soluções para problemas relevantes.

O tema do Hackathon do Empreende Week 2019 foi o Meio Ambiente visando propor novas tecnologias e soluções para os resíduos sólidos de Campo Mourão. As oito equipes, acompanhadas por mentores, passaram quase 8 horas dedicando-se em propor soluções para essa importante problemática ambiental.

O projeto Botaquielaborado pela equipedo Centro Universitário Integrado foi considerado o melhor do “Hackathon” 2019. A equipe formada pelos acadêmicos Eduardo Gomes, do curso de Administração; Amanda Arrabal, do curso Engenharia de Produção; Gian Carlo Mantuan, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Larissa Pinguelo, do curso de Engenharia Civil, desenvolveram o projeto campeão.

Segundo o acadêmico Gian Carlo Mantuan, a ideia do Botaqui surgiu após consultoria com um dos mentores sobre a situação da prefeitura em relação à fiscalização da destinação de entulhos em Campo Mourão. “Ao invés de fazermos algo em que a prefeitura teria que disponibilizar recursos, resolvemos fazer algo mais focado e não tão amplo. Seria como um aplicativo para transporte de entulhos, um contato entre os caçambeiros e a população”, explica Gian.

As equipes vencedoras do “Open Innovation” e do “Hackathon” do Empreende Week 2019 foram convidadas para integrar o novo programa de empreendedorismo e inovação que será lançado pelo Centro Universitário Integrado em outubro deste ano: o IntegradoUP.

Novidade

O IntegradoUP é resultado de uma parceria entre o Centro Universitário Integrado e a Fundação Educere, com suporte do Sebrae, que visa atuar no desenvolvimento ideias de negócios de caráter inovador dentro da comunidade acadêmica da Instituição. O Programa oferecerá oportunidades para que os participantes possam desenvolver projetos de pesquisa que possam ser transformados em produtos, serviços ou processos inovadores, além de uma ampla rede de contatos para expansão de seus negócios.

O lançamento do Programa IntegradoUP ocorrerá no dia 18 de outubro, às 19h30, no anfiteatro da unidade Centro.

Arraste para passar as fotos