Campo Mourão

Empreende Week teve seu início nesta quarta-feira em Campo Mourão

E a movimentação promete ser constante até sexta-feira.
["Destinado a empres\u00e1rios, empreendedores, estudantes e professores, o grande objetivo \u00e9 atrair o ecossistema de inova\u00e7\u00e3o da cidade em um mesmo espa\u00e7o para fomentar o surgimento de empresas"] (Foto: Diego Reis)

Iniciou nesta quarta-feira, logo pela manhã, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, em Campo Mourão, o Empreende Week – Soluções Para o Amanhã, organizado pelo SEBRAE/PR, Prefeitura de Campo Mourão, Sindimetal e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Destinado a empresários, empreendedores, estudantes e professores, o grande objetivo é atrair o ecossistema de inovação da cidade em um mesmo espaço para fomentar o surgimento de empresas.

E a movimentação promete ser constante até sexta-feira, com palestras, momentos para ideação e estímulo de potenciais novos negócios que tragam soluções para problemas reais, além de um hackathon, espécie de maratona de programação.

Presente no evento, juntamente com o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Facco, o prefeito Tauillo Tezelli falou sobre a importância do Empreende Week. “É o futuro, a tecnologia sendo demonstrada, o desenvolvimento industrial, tudo aquilo que gerará efeitos positivos no futuro, com a participação dos alunos, que com a apresentação do aprendizado vindo de sala de aula, criam, inovam e geram boas expectativas para o amanhã, com avanços nas mais diversas áreas”, ressalta.

Reciclagem

A Escola Municipal Bento Mossurunga, do Jardim Copacabana, veio com 40 alunos, sendo que 22 destes, do terceiro ano, apresentam um trabalho voltado à reciclagem do lixo. “Foram produzidas maquetes, e os alunos resgataram brinquedos antigos por meio de materiais recicláveis. Com este trabalho, aprenderam bastante e levam assim uma experiência positiva para o publico presente, seus amigos e seus familiares”, explica Jaqueline Setsuyo Tabuchi, Diretora da Escola. Um dos alunos que apresentou seu trabalho foi Rogério Golin Nogarolli Filho, oito anos de idade. “Apresento aqui uma cooperativa de reciclagem, minhas professoras Leila, Jane e Mirieli me ajudaram bastante, e estou gostando muito de participar deste evento”, destacou o aluno do terceiro ano.

Ações Variadas

Na Empreende Week são apresentadas ações das mais variadas. Os atrativos inovadores, que visam a tecnologia do futuro, vem de encontro a procura do público, e dentro de diversos segmentos, visa atender a demanda. No caso do Colégio SESI, os atrativos são dos mais variados. Além da Unidade de Campo Mourão, vieram alunos e professores de nove unidades da instituição no Estado do Paraná, nas Regiões Oeste e Noroeste, incluindo cidades como Cascavel, Marechal Candido Rondon e Maringá. A Gerente da Unidade Campo Mourão do SESI, Juliani Agnes, destaca a boa participação desta instituição em um evento desta magnitude, como forma de enriquecimento para os alunos.

“Não poderíamos ficar de fora. É a primeira vez que este evento é realizado em Campo Mourão. Trouxemos também unidades móveis, o torneio de robótica, envolvendo em torno de 150 alunos de nossas unidades (cada equipe é formada por 15 alunos), sendo que uma delas será qualificada para uma competição oficial estadual. Hoje a Unidade do SESI em nossa cidade conta com 200 alunos, e oferecemos o ensino médio e profissionalizante. Com o nosso trabalho, visamos colaborar com o desenvolvimento tecnológico de Campo Mourão”, destaca Agnes. O SESI oferece também no Empreende Week mini-cursos e unidade móvel de alimentação saudável.

Sucos Naturais

E o SESI oferece nesta quinta-feira, na Empreende Week, para os moradores da Região da Asa Leste, um importante minicurso com o tema “Sucos Naturais”. O mesmo é totalmente gratuito, e terá duração de uma hora, com duas turmas (das 14 às 15 horas e das 16 às 17 horas). “Interessados em participar é só comparece no local portando documentos pessoais”, conclui Juliani Agnes.