Campo Mourão

Empresário de Campo Mourão recebeu troféu da Fecomércio

Alcir Rodrigues da Silva recebeu o troféu visivelmente emocionado.

Na 13ª edição da premiação Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/Sistema Fecomércio Sesc Senac, o empresário homenageado de Campo Mourão e região foi Alcir Rodrigues da Silva. Ele é sócio proprietário da Marujo Sport e dono da Esporte Land (em Campo Mourão). Também é sócio proprietário da A2 Esporte (em Cascavel) e da Planeta Sport (em Toledo), além de presidir a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) desde abril último.

A cerimônia de entrega da premiação – que também comemorou o Dia do Comerciante - aconteceu na noite desta sexta-feira (13/7), nas dependências do centro de eventos Expo Unimed, em Curitiba. Estimam os organizadores que aproximadamente 1.000 pessoas participaram da solenidade, entre empresários de todo o Paraná, lideranças estaduais e nacionais do setor, autoridades e representantes de grande número de instituições públicas e privadas.

Alcir Rodrigues da Silva (que é empresário do ramo de materiais esportivos, atuando no comércio varejista de produtos para caça, pesca, camping e materiais esportivos, armas de fogo e munição) subiu ao palco para receber a honraria visivelmente emocionado, acompanhado do presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam), Nelson Bizoto. Uma caravana com cerca de 40 integrantes, entre empresários, lideranças do setor e autoridades de Campo Mourão, acompanhou o homenageado no evento na Capital.

Na cerimônia foram homenageados 45 empresários da capital e de todas as regiões do estado, indicados pelos sindicatos filiados a Fecomércio. Os premiados são definidos segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Cada sindicato filiado indica um homenageado.

Apenas 633 empresários de todo o estado, de um total de 500 mil empresas paranaenses, receberam a honraria desde 2006, quando o prêmio foi instituído. De Campo Mourão e do Vale do Piquirivaí já foram contemplados com o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná: Álvaro Machado Paraná Supermercados e Tonello Business Hotel – 2006; Geraldo Sebastião dos Santos – Panificadora Fiorella e Cine Max – 2007; Jair Francisco Gitahy e Dulce Aparecida Gitahy Ferreira – Super Magazine Sapataria Paulista – 2008; Celso Pereira – Lojas Riolar – 2009; Marco Aurélio Weiller – Rede Marcfarma – 2010; Ivone de Lourdes Capristo Malho – Paraná Diesel Veículos – 2011; Paulo Antônio Marques Carreira – Supermercado Carreira – 2012; Adalberto Ronauro Alves de Gouveia – Gouveia, Ótica, Joias e Relógios – 2013; Devanir Silvério - Deck’s Fashion Comércio Varejista de Calçados e Confecções, de Goioerê – 2014; José Nelson Botega - Campoplastic Embalagens - 2015; Clineu Uehara - Fruto Maduro – 2016; Carlos Roberto Naves de Souza - A Estudantil, Aquatro Suprimentos e Roma Multi Coisas - 2017.

Destaque

Com o prêmio, a Fecomércio PR destaca os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Os empresários homenageados receberam um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.

O novo Guerreiro de Campo Mourão

Alcir Rodrigues da Silva – o 13º Guerreiro do Comércio de Campo Mourão e do Vale do Piquirivaí – nasceu em Cascavel, no dia 20 de outubro de 1976. Seu pai era comerciante – com uma máquina de arroz e um bar - e a mãe do lar. Aos 11 anos, quando o pai faleceu – com a mãe grávida de dois meses -, o homenageado começou a trabalhar. Juntamente com o irmão de 13 anos, passou a cuidar dos negócios da família.

Aos 14 anos, Alcir da Silva fez o curso de Mecânica de Automóveis no Senai e, pouco tempo depois passou a trabalhar como Menor Aprendiz em uma concessionária de veículos de Cascavel. Decorrido pouco mais de um ano, a empresa pediu concordata e ele ficou desempregado até os 18 anos, o que o levou a voltar para o sítio da família no município de Lindoeste (distrito de vila Góes).

Em 1995, por indicação de amigos, passou a trabalhar em uma loja especializada em material esportivo e armas, em Cascavel. Com espírito empreendedor, juntamente com dois companheiros de trabalho na empresa – Ivone Nazari e Joceli Alves - decidiu transformar-se de funcionário em empresário. E a cidade escolhida para iniciar a carreira de empresário foi Campo Mourão.

Sua primeira empresa – a Marujo Sport – foi criada no dia 1º de novembro de 2001 e o estabelecimento começou a funcionar no dia 16 de dezembro do mesmo ano. Inicialmente a loja funcionou na avenida Manoel Mendes de Camargo, quase esquina com a rua Brasil (no prédio da Lisa Noivas). Com o sucesso do empreendimento e a necessidade de maior espaço para atender a crescente clientela, em 2005 mudou-se para a avenida Capitão Índio Bandeira, 940 - centro.

Dois fatores foram decisivos na escolha de Campo Mourão para empreender: a economia que tem por base a agricultura e a inexistência na época de lojas especializadas em armas e material de pesca e camping. Em 2014, Alcir Rodrigues comprou a loja Sportland, em Campo Mourão. Os três sócios também têm a A2 em Cascavel e a Planeta Sport em Toledo. No total empregam quase 30 funcionários diretos.

Alcir Rodrigues tem 41 anos e é casado com Suzana Fiotela Pilon da Silva. Têm três filhos: Kennedy Willian Weber da Silva, Maria Cecília Pilon da Silva e Laura (que nasceu no último dia 5).

Clique ou arrates para passar as fotos