Campo Mourão

Empresário Newton Leal assume a presidência do Codecam

O empresário Newton dos Santos Leal (que já presidiu a Acicam na gestão 2014-2016) assumiu na manhã dessa sexta-feira (15) a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mouro (Codecam), em substituição a Luís Marcos Mancebo Campos. A empresária Maria da Conceição Montans Baer continua como vice-presidente da entidade. O mandato da nova mesa diretora é de um ano (2019/2020). A solenidade foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial do Município (Acicam).

Cerca de 50 instituições estiveram representadas na cerimônia de posse da nova mesa diretora. Criado em novembro de 2017, como resultado da mobilização da sociedade civil organizada, a entidade constitui-se em um órgão de cooperação e assessoramento do poder público. Sua finalidade é auxiliar a administração pública na análise, planejamento e tomada de decisões relativas ao desenvolvimento econômico da cidade.

O novo presidente destacou que em sua atuação em entidades empresariais locais e de âmbito estadual constatou que resultados relevantes nos municípios só acontecem com o envolvimento altruísta da sociedade civil organizada junto ao poder público. “Em todas as grandes conquistas predomina a participação ativa da comunidade, a força não está no querer de um só ou de um querer isoladamente, é necessário somar os esforços coletivos”, falou.

Leal falou sobre a responsabilidade à frente da entidade. “Sabemos da importância e da responsabilidade da Codecam para Campo Mourão. Uma entidade criada com a finalidade de propor, fomentar e de buscar projetos para prospectar Campo Mourão para o futuro. É uma grande missão e responsabilidade, mas que assumo com felicidade pela oportunidade que estou tendo de contribuir para esse trabalho”, destacou.

CODECAM

A ideia da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico surgiu em Campo Mourão há mais de uma década, mas a proposta não foi adiante. Pouco tempo depois, Maringá adotou a ideia e criou o Codem, que teve participação decisiva no significativo salto de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida naquele Município. O órgão tem participação decisiva na tomada de decisões pela administração municipal de Maringá.

A retomada da ideia em Campo Mourão aconteceu há poucos anos com o surgimento do Fórum de Desenvolvimento. Na sequência, a proposta foi levada e encampada pelo Projeto Tâmara, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. A partir daí houve a mobilização e envolvimento de um número crescente de entidades locais, com o aprofundamento das discussões relacionadas à realidade do Município.

oficiais sobre a realidade de Campo Mourão em várias áreas foram levantados e profundamente discutidos, especialistas foram trazidos para contribuir na busca dos melhores caminhos para Campo Mourão e inúmeras ações já foram realizadas, sempre norteadas pelas metas estabelecidas. O Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão é a sociedade civil organizada atuando junto do poder público local.

Ao todo, mais de 30 entidades de Campo Mourão tem participação ativa no conselho, que já tem atuação em quatro câmaras temáticas: Desenvolvimento Econômico em Saúde; Educação e Empreendedorismo; Indústria, Tecnologia e Inovação; Cultura e Turismo. Mais quatro câmaras temáticas estão em implantação: Agronegócios, Urbanismo e Infraestrutura, Comércio e de Serviços, Atração e/ou Captação de Recursos.

____

Conteúdo local patrocínado

>> Letenski Aviamentos: O Carnaval está chegando, você já tem o seu abadá?

>> YágiziViajando pelo mundo com o Yázigi

>> CNA: Professores e alunos do CNA fazem intercâmbio de capacitação na Europa

>> CEL: Você consegue pensar em inglês?

>> Estudantil: Volta às aulas tem opção de pagamento em até 12 vezes

>> Casa FácilO sonho da casa própria ficou mais fácil em Campo Mourão

>> Center Calçados: Tradicional promoção de tênis é o atrativo na volta às aulas