Região

Encontro discute bovinocultura leiteira na região de Nova Cantu

Um encontro organizado pelo Instituto Emater na cidade de Nova Cantu, em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, discutiu sobre a bovinocultura leiteira. A manhã de campo foi realizada na propriedade - que é unidade de referência -, do agricultor Edvino Szymonek e Juraci Szymonek. Eles são membros do grupo Unidades de Produção Familiar (UPF), assistidas no projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), na Comunidade Agua da Tapira.

O encontro priorizou a troca de experiência e conhecimento entre produtores. Os técnicos falaram sobre manejo de forrageiras e planejamento forrageiro. As palestras foram ministradas pelo responsável do Emater local, Luiz Henrique Souza e o extensionista de Moreira Sales, Fernando Alves.

A propriedade onde foi realizado o evento possui uma área total de 10,2 hectares (ha), sendo 3 ha de pastagem. Destes 1,21 hectar era de grama tifton, mas atualmente está com aveia e avezem. Nos próximos dias os produtores irão semear a área com capim pioneiro, e 1,81 de capim mombaça piqueteados.

A produção média da propriedade é de 100 litros de leite por dia, mas os proprietários planejam chegar a uma produção de 250 litros nos próximos anos com média de 18 a 20 litros por animal. O aumento de produção irá garantir renda suficiente para a manutenção familiar e uma boa qualidade de vida da família em sua propriedade rural.

Edvino participa do Programa Leite Competitivo Norte do Estado do Paraná, e realiza o controle leiteiro mensalmente em parceria entre o Emater e Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), onde são verificadas várias características do leite.

“O evento teve o apoio financeiro do Programa Prorural. A aceitação do público foi muito boa, com participação expressiva durante as palestras com questionamentos, sugestões e dúvidas que foram sanadas durante o evento”, avaliou o responsável do Emater no município, Luiz Henrique Souza.

Segundo ele, o encontro reuniu cerca de 60 agricultores familiares do município, entre produtores, jovens, mulheres e lideranças municipais. O prefeito da cidade, José Carlos Gomes, também participou do evento, destacando a importância do trabalho do Emater no município na realização de programas e projetos para melhorar a renda do produtor rural familiar.