Região

Engenheiro Beltrão comemora 64 anos de emancipação nesta segunda

O município de Engenheiro Beltrão comemora 64 anos de emancipação político administrativa nesta segunda-feira (26). A prefeitura encerrou nesse domingo (25) a programação festiva de aniversário da cidade, aberta desde a última quinta-feira (22).

Durante os quatro dias de festividade um grande público compareceu ao centro de eventos para prestigiar as atrações. A programação foi avaliada pela organização como um sucesso. Nesta segunda é feriado municipal na cidade, ou seja, tanto o comércio quanto as repartições públicos não funcionarão hoje.

Atualmente com 14.314 habitantes, conforme estimativa do IBGE, de 2017, Engenheiro Beltrão recebeu essa denominação pela lei estadual n.º 790, de 14/11/1951, quando tornou-se distrito do município de Campo Mourão.

Em dezembro de 1951 foi criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão a pertencer ao município de Peabiru. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26/11/1954, desmembrado de Peabiru.

As primeiras eleições foram realizadas no município em 3 de outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais. Quatorze prefeitos já foram empossados para comandar o município.

O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno, e na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio Jose da Rosa, Jose Orlando Romeiro, Jose Dalpont, Euclides Saquetti, Jose Dalpont, Elias Lima e atualmente, Rogério Rigueti. Menezes, Polato e Lima cumpriram dois mandatos cada.