Região

Engenheiro Beltrão serve o “Leitão à Pururuca” neste domingo

O município de Engenheiro Beltrão está em festa desde essa quarta-feira (22) quando abriu a programação da Expo Beltrão 2018, que será encerrada neste domingo com a 15ª Festa do “Leitão à Pururuca”, prato típico da cidade. As festividades acontecem em comemoração aos 64 anos de emancipação político administrativa do município, cujo aniversário será celebrado na próxima segunda-feira (26).

A programação inclui shows artísticos, parque de diversões, feira agropecuária, rodeio profissional todos os dias, entre outras atrações. Uma grande multidão de toda a região é esperada para a festa, que é realizada no centro de eventos municipal. Nos dois primeiros dias de festa um grande público compareceu ao local. Para este sábado, haverá continuidade do rodeio e às 23 horas show com Enzo e Thiago e Maiara Massi.

Um dos momentos mais esperados é o almoço com o prato típico “Leitão à Pururuca”, que será servido para 2 mil pessoas no pavilhão vermelho, a partir das 11h30, neste domingo (25). Em seguida haverá show com Wallesca Santos, a partir das 14 horas. “Será um momento muito importante e especial para o município”, destacou o prefeito Rogério Rigueti (PMDB).

A expectativa da organização é de um público de 5 mil pessoas para o almoço. Para o prefeito da cidade, além de divulgar o município, a festa é também a oportunidade de geração de renda para moradores. Muitos agricultores familiares, por exemplo, aproveitam o momento para expor e vender seus produtos.

Engenheiro Beltrão 64 anos

O aniversário de Engenheiro Beltrão é comemorado na próxima segunda-feira (26). A cidade recebeu essa denominação pela lei estadual n.º 790, de 14/11/1951, quando tornou-se distrito do município de Campo Mourão.

Em 14/12/1951 é criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão a pertencer ao município de Peabiru. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26/11/1954, desmembrado de Peabiru.

As primeiras eleições foram realizadas em 3 de outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais. Quatorze prefeitos já foram empossados para comandar o município.

O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno, e na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio Jose da Rosa, Jose Orlando Romeiro, Jose Dalpont, Euclides Saquetti, Jose Dalpont, Elias Lima e atualmente, Rogério Rigueti. Menezes, Polato e Lima cumpriram dois mandatos cada.