Escola da região conquista o 1º lugar do Concurso Agrinho e ganha carro 0 km

A Escola Municipal Professora Leonilda O. Prado, de Moreira Sales, foi a grande vencedora da rede pública do Concurso Agrinho 2019, conquistando o 1º lugar do Estado com o projeto Informação e comunicação: Agrinho em ação, coordenado pela professora Sheila Rodrigues Berti Rosa. A premiação foi feita na noite dessa segunda-feira (21), no Expotrade Pinhais, em Curitiba.

O projeto da professora Sheila promoveu o resgate da evolução dos meios de comunicação que fazem a conexão entre campo e cidade, por meio da imersão na realidade de cada veículo. A partir de visitas às emissoras de rádio, de televisão e jornais, foram criados a Rádio Agrinho e o Jornal Agrinho na escola, com conteúdos produzidos exclusivamente pelos alunos.

É uma alegria muito grande. Isso é graças ao trabalho sério que fazemos com a educação e é pelas crianças que estamos aqui. O reconhecimento dessa experiência pedagógica fortalece o trabalho que fazemos todos os dias em sala de aula, comemorou a professora.

O 2º lugar da rede pública também foi para a região da Comcam. O município vencedor foi Rancho Alegre d’Oeste, com o projeto Molduras coloridas – memórias das pessoas daqui, coordenado pela professora Eliane dos Santos Macedo de Oliveira, do Colégio Estadual Rancho Alegre.

O trabalho teve o objetivo resgatar a história do município e dos moradores, promovendo a importância da experiência das pessoas na construção da memória local. Desta forma, os alunos embarcaram em uma jornada histórica para conhecer o passado e entender melhor sua identidade e cultura. É uma emoção indescritível. Com essa vitória, quero levar esperança ao nosso município, que é tão pequeno, e inspirar as crianças, afirmou.

Este ano o Concurso Agrinho teve como tema, Tecnologia do Campo Conectada com a Cidade. A regional de Campo Mourão teve um total de 17 trabalhos premiados em seis categorias: Núcleo Regional, Município Agrinho, Escola Agrinho, Experiência Pedagógica, Desenho, e Redação.

Foram classificadas para a fase final do projeto escolas dos municípios de Mamborê; Luiziana, Campo Mourão, Cândido de Abreu e Lidianópolis (que pertencem à regional), Engenheiro Beltrão, Goioerê, Rancho Alegre do Oeste, Janiópolis, e Peabiru.

Na categoria Núcleo Regional, o premiado foi o núcleo de Goioerê, chefiado por Valdemir Mellero. O Município Agrinho também é Goioerê, que ficou na 1ª colocação regional. De Campo Mourão, três instituições de ensino estão na lista dos premiados: o Colégio Vicentino Santa Cruz (categoria Particular Redação 1ª ano); Escola Urupês (categoria Público Redação 2º ano); e Escola Parigot de Souza (categoria Público Redação 4º ano). Veja abaixo a relação completa dos finalistas.

O supervisor regional do Agrinho em Campo Mourão, Josiel do Nascimento, fez uma avaliação positiva da participação da região no concurso. Na regional de Campo Mourão, foi inscrito um total de 367 trabalhos nesta edição do programa, sendo 328 da rede pública e 39 da rede particular. Da região da Comcam, Campo Mourão e Engenheiro Beltrão foram os municípios com mais trabalhos inscritos: 43 e 37, respectivamente.

Na edição deste ano, a banca do Agrinho avaliou 650 trabalhos inscritos na categoria Experiência Pedagógica. Para a etapa final do concurso, foram selecionados 30 trabalhos – 20 da rede pública, cinco da rede particular e cinco na categoria Agrinho Solos. Como prêmio, cada um dos seis professores responsáveis pelos projetos vencedores ganham um carro zero quilômetro.

AGRINHO

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, resultado da parceria entre o Senar, Faep, e governo do Estado do Paraná. O programa foi concebido em 1995 e foi para o campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.