Escola de Peabiru é premiada em concurso estadual promovido pela Fiep

A Escola Municipal Darci Ribeiro, de Peabiru, foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Peça por Peça 2019 – Melhores Iniciativas, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A unidade foi premiada com o projeto De Olho na Leitura.

O objetivo do projeto é despertar o interesse pela leitura, promover o desenvolvimento do vocabulário e ampliar a argumentação, e estimular a criatividade nas produções dos alunos. Em todo o Paraná, 137 escolas participaram do prêmio, que enviaram ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de n. 4 – Educação de Qualidade, sendo que apenas 10 foram vencedoras.

As 10 escolas vencedoras receberam como prêmio um Certificado e o valor de R$5.000,00. Além disso, estão concorrendo o Troféu Sesi Peça por Peça 2019, sendo que a melhor avaliada receberá um troféu e mais o valor de R$10.000,00. Agora vamos iniciar uma nova fase do projeto para buscar este primeiro lugar e representar o nome do nosso município e da nossa região em Curitiba, comentou a diretora da Escola Municipal Darci Ribeiro, Teófila Priscila Klepa Rodrigues. Segundo ela, somente pelo fato de ter sido selecionada entre as 10 vencedoras do projeto, a escola já é vencedora.

Na primeira etapa o projeto não foi tanto detalhado. Nesta segunda etapa vamos detalhar mais mandando fotos e incrementando com mais ações, frisou. A escola é a única da região da Comcam a ter participado do prêmio. A diretora comentou que o projeto começou ‘pequeno’ e aos poucos foi crescendo dentro da escola. Hoje envolve cerca de 150 alunos do ensino fundamental ao 5º ano. Esta premiação motiva os professore e toda a equipe pedagógica a continuar o trabalho. Temos uma equipe que vale ouro que aceita desafios e não faz ‘corpo mole’ para trabalhar, reconheceu.

De acordo com Teófila, o projeto desenvolve várias ações. Uma delas é que a cada bimestre os alunos são premiados conforma a quantidade que eles leem. Neste primeiro bimestre já tivemos a premiação de 3 primeiros colocados. Tivemos caso de aluno que leu mais de 1 mil paginas. E isso para um bimestre, para uma criança é muita coisa, falou.

O prefeito do município, Júlio Frare (PR), comentou a importância do projeto para o incentivo a leitura e destacou os investimento da administração na área da educação. Isso mostra nosso comprometimento com a educação, que recentemente teve o melhor índice do IDEB da região e agora confirma-se com a premiação, frisou.

A revelação da escola vencedora do Troféu Sesi Peça por Peça 2019, será no dia 5 de setembro, durante o Congresso ODS, no Campus da Fiep.

O prêmio

O Prêmio é uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná. Cada iniciativa contempla ao menos dois dos oito temas previstos na metodologia Sesi Peça por Peça para a Educação de Qualidade: Educação pela Cultura, Comunicação, Profissionalizante, Geração de Renda, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente, Voluntariado e Parcerias, sendo esse último um tema obrigatório.

Para o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, o Prêmio Peça por Peça é um reconhecimento para as diversas iniciativas que são desenvolvidas nas nossas escolas municipais. Temos que ter a ciência de que todas essas práticas contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a construção de diferentes formas de aprendizagem, avaliou.