Escola inicia plantio de árvores frutíferas na Vila Guarujá

Alunos e professores envolvidos no Projeto Mil Árvores, da Escola Municipal Castro Alves, iniciaram na quarta-feira (23), o plantio de 100 árvores frutíferas em terrenos da Vila Guarujá. O intuito do projeto de paisagismo e arborização é plantar 1.000 mudas no bairro. Para isso a escola conta com parcerias do Rotary Clube, Lions, Colégio Agrícola, Grupo Agroflorestar do Curso de Engenharia Ambiental do campus da UTFPR e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo o diretor da escola, Marcelo Cruz, a proposta é plantar mudas de árvores frutíferas nos quintais ou terrenos baldios de moradores que tenham interesse em cultivá-las. São 10 espécies de árvores, das quais cada morador pode escolher até três mudas. Para tanto, deve preencher um formulário disponível na escola. Já temos pelo menos uns 500 pedidos, disse o diretor. 

No primeiro dia foram atendidos pedidos de moradores da Rua 1. Durante o plantio alguns moradores estão pedindo mudas, disse o diretor. A ideia do projeto surgiu através do Núcleo Rotariano de Desenvolvimento Comunitário do qual fazem parte várias pessoas da comunidade. Dentro do projeto de paisagismo optamos pelo plantio das árvores frutíferas pensando na questão da sustentabilidade, polinização, alimentação e da beleza, explica o diretor.

As espécies de árvores foram definidas pelo grupo Agloflorestar, conforme a disponibilidade de mudas e adaptação à região. Assim foram disponibilizadas mudas de gabiroba, ariticum (fruta do conde), jabuticaba, pitanga, araçá, cereja, bacupari, jenipapo, amora e manga. As mudas foram conseguidas no Horto Municipal e em cidades vizinhas. Queremos plantar pelo menos umas 150 mudas de poncã, mas as mudas são caras e por isso estamos em busca de doação, explicou o diretor.

Ele ressalta que as mudas não são entregues aos moradores, mas plantadas através de mutirões envolvendo os alunos e técnicos. Quando necessário usaremos uma máquina do Colégio Agrícola para fazer a cova de forma adequada. Depois de plantadas, caberá à família cuidar, informa o diretor.