Campo Mourão

Estoque de sangue despenca no Hemonúcleo de Campo Mourão

O Hemonúcleo de Campo Mourão está conclamando aos doadores para que compareçam ao Banco de Sangue no período da manhã, das 7h30 às 10h30. Esse horário de atendimento deve-se às reformas que estão em execução no prédio, que faz parte das instalações da 11ª Regional de Saúde.

O fato de não atender à tarde, aliado ao período de férias, fez os estoques de sangue caíram drasticamente. “Hoje estamos com 10 bolsas no estoque, quando normalmente precisamos de 50”, informa a técnica de laboratório Sandra Magali Dias. Para o atendimento no período da manhã são distribuídas até 30 senhas.

Segundo ela, o Hemonúcleo necessita de todos os tipos de sangue. “A imprensa tem sido nossa grande aliada para aumentar as doações. Temos chamado os doadores e também pedido que as prefeituras da região nos ajudem”, ressalta, ao lembrar de dezembro a fevereiro já é esperada a redução no número de doações.

“Esperamos que até o fim de fevereiro já seja possível voltar ao horário normal de atendimento e assim facilitar também para os doadores”, reforça Sandra. Ela lembra que o sangue é essencial para salvar vidas de pacientes nos hospitais, tem prazo de validade e a única forma de obtenção é pela doação. “Infelizmente é um produto que não tem como comprar no mercado”, observa.

Serviço

O Hemonúcleo fica na Rua Mamborê, nº 1.500, próximo ao estádio municipal. Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3525-1102.

Requisitos para doar sangue

* Ter de 16 a 67 anos (16 e 17 anos acompanhado do responsável legal, para primeira doação até 60 anos e até 67 anos para quem já é doador e tenha como comprovar);

* Levar RG, CNH ou Carteira Profissional de Trabalho (original ou cópia autenticada);

* Pesar acima de 50 kg;

* Estar alimentado com café da manhã (evitar excesso de alimentos gordurosos);

* Estar em boas condições de saúde;

* Não ingerir bebida alcoólica no período de 24 horas anterior à doação;

*Não fumar duas horas antes e depois da doação;

* Dormir seis horas antes do dia da doação.

____

Conteúdo local patrocínado

>> Estudantil: Volta às aulas tem opção de pagamento em até 12 vezes

>> Casa FácilO sonho da casa própria ficou mais fácil em Campo Mourão

>> Center Calçados: Tradicional promoção de tênis é o atrativo na volta às aulas