Região

Farol desenvolve projeto de incentivo à leitura

Estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede municipal de Farol estão participando do projeto “Viajando com a Leitura”, voltado a despertar o potencial cognitivo e criativo do aluno pelo prazer de ler. Lançado no início deste ano letivo, a proposta é possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura e estimular as emoções, a fantasia e a imaginação. 

No final de cada semestre os alunos participam de um concurso com leituras, produção de texto e desenho. Os trabalhos desenvolvidos  são analisados pela Comissão formada por membros indicados pela instituição organizadora do projeto e os três melhores avaliados recebem prêmios. No primeiro semestre os prêmios foram um tablete para o 1º lugar, uma mochila com materiais para o 2º e materiais escolares para o 3º.  

Também recebem brindes os alunos que mais tomaram livros emprestados. “Neste primeiro semestre tivemos seis alunos empatados”, revela a secretária municipal de Educação, Maristela Lima Balcerzack. Segundo ela, nos meses de julho e agosto de 2018 foram registrados 195 empréstimos de livros na Biblioteca. Este ano, com o projeto de Leitura, foram 377 empréstimos. “São números que demonstram os bons resultados do projeto”, observa a secretária.

Segundo a prefeita Angela Kraus, o município adquiriu mais de 5.400 livros, um computador  e um sistema para agilizar empréstimos dos livros. “Nós temos aqui um compromisso com a Educação, pois ela tem o poder de transformar e preparar um mundo melhor para vivermos. Estão de parabéns todos os evolvidos no projeto, diretores, professores, pais e alunos. A nossa cidade precisa dessa união”, ressaltou.