Farol prepara a 7ª festa do Agricultor; confira a programação

A prefeitura de Farol está preparando para o próximo sábado (27) a VII Festa do Agricultor, tradicional evento no município. A programação conta com torneio de futebol, almoço gratuito à comunidade, torneio de truco e bailão na Avenida Paraná.

O evento é em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de Julho. A festa está sendo organizada pelo Departamento de Agricultura. Durante todo o dia haverá atividades aos produtores rurais do município no Centro de Eventos.

A Festa do Agricultor já é uma tradição em nosso município. É neste dia, que comemoramos junto com os agricultores, os bons resultados obtidos durante o ano. Somos um município agrícola, e por isso, temos a obrigação de apoiar sempre os agricultores, que fortalecem no dia a dia a nossa economia, falou a prefeita da cidade, Angela Kraus (PSDB).

Durante a Festa do Agricultor, será realizada a sétima edição do torneio de futebol suíço, com início às 8 horas, ao meio dia será servido almoço, os participantes deverão levar prato e talher. A programação continua às 14 horas com torneio de truco, o encerramento está previsto para as 21 horas, com baile com o grupo Canto Tchê, na Avenida Paraná. O evento de 2018 reuniu um bom público. Para este ano a expectativa é de um grande número de participantes novamente.

Origem do Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.

A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de “produtos da terra”, como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

No Brasil, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação das chamadas plantations, as monoculturas agrícolas. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja, bem como o segundo maior produtor de soja (atrás apenas dos Estados Unidos), conforme dados divulgados em 2009 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Programação Completa

08h00 – Inicio do Torneio de Futebol Suíço do Agricultor;

12h00 – Almoço (levar prato e talheres);

14h00 – Torneio de Truco;

21h00 – Baile com o Grupo Canto Tchê na Av. Paraná.