Região

Farol serve o Pernil à Pururuca para 3 mil pessoas neste domingo

O município de Farol serve neste domingo (30) o seu prato típico, o “Pernil à Pururuca” para 3 mil pessoas de toda a região. A festa já está sendo planejada pela prefeitura há pelo menos três meses. O almoço será servido no parque de exposições da cidade, a partir das 11h30.

Quem não comprou o convite ainda pode adquirir neste sábado. Conforme a prefeita da cidade, Angela Kraus (PSDB), a expectativa é que os ingressos sejam esgotados até domingo. “Hoje [ontem] as vendas aumentaram bastante, pode ser que tenha ainda no dia da festa uma quantidade bem pequena e quem chegar primeiro ainda pode conseguir comprar. Mas para quem quiser garantir, deve comprar com antecedência”, falou.

A prefeitura colocou três mil convites à venda a R$ 50,00 cada. Interessados podem comprar os ingressos em Campo Mourão (Panificadora Fiorella e na Rádio Colméia); Goioerê (Academia Souza e na Rádio 104 FM); Moreira Sales (Rádio Panorama); Farol (prefeitura); e em Engenheiro Beltrão (Rádio Panorama 99,9 FM). Este ano, os moradores do município que pagarem 50% do valor do convite não terão direito ao kit personalizado da festa. Para aquisição do mesmo, a pessoa deverá adquiri-lo no valor à parte de 20,00.

A programação da festa inclui Orquestra Violônica de Campo Mourão às 11 horas; show com a banda Cowboys da América (14hs); e Jads & Jadson (17hs). A comissão organizadora espera um grande público para a festa. “A cidade está muito bonita para receber os visitantes, tudo está sendo feito com muito carinho”, frisou Angela. Além da comunidade em geral, políticos também são esperados para o evento, como prefeitos da região, além de deputados como Douglas Fabrício, Ricardo Barros, Zeca Dirceu, Rubens Bueno, entre outros.

Angela comentou que no ano passado o município comercializou 3,5 mil convites para o prato típico e que este ano reduziu para 3 mil para oferecer mais qualidade de atendimento aos visitantes. O prato é preparado pela própria equipe da prefeitura. São delegadas duas equipes, uma fica responsável pela preparação do Pernil à Pururuca e a outra do feijão tropeiro servido junto com o prato. “Toda equipe faz o trabalho com muito carinho. Temos uma boa aceitação dos servidores que têm muito amor no que fazem. Até pessoas da comunidade se oferecem para ajudar voluntariamente”, frisou a prefeita.

A “Festa do Pernil à Pururuca” é uma homenagem do município aos seus pioneiros, também chamados safristas. No início da colonização das terras onde está situado o município de Farol, uma das primeiras atividades de subsistência foi a criação de porcos. Reverenciando estes pioneiros, o “Pernil à Pururuca” acompanhado de arroz branco, feijão tropeiro, e couve à Paraná, foi criado como prato típico local.