Campo Mourão

Feirão do Imposto tem início nesta terça-feira em Campo Mourão

No ano passado, Feirão do Imposto teve o litro da gasolina comercializado a R$ 2,05. (Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

Terá início nesta terça terça-feira (15), o 3º Feirão do Imposto em Campo Mourão. Promovido pelo Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Conjove/Acicam), a campanha busca conscientizar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil, País que tem uma das maiores cargas do mundo (33,6% do Produto Interno Brasileiro-PIB). O tema deste ano, “Pague 2 e Leve 1”, faz referência a ineficiência do planejamento do poder público com os recursos públicos provenientes de impostos e a burocracia, que tonam ineficazes os serviços públicos oferecidos à população.

Com exceção desta quarta-feira (16), o Feirão do Imposto terá atividades todos os demais dias da semana com estabelecimentos parceiros da campanha oferecendo produtos sem a cobrança de impostos. Nesta, terça, por exemplo, a Panificadora Super Fiorella estará vendendo durante o 100 pizzas sem impostos.

Na quinta-feira (17), será a vez do supermercado Paraná promover a quinta sem impostos. Os itens ainda estão sendo definidos. Já na sexta-feira (18), os consumidores poderão fazer o Happy Hour na Cervejaria Tauá tomando chope sem impostos e ainda comprar calçados na Center Calçados também sem a incidências de tributos. Os preços ainda não foram definidos pelos organizadores e empresas.

O Feirão será encerrado no sábado (19) Dia “D” da ação. Neste dia, a empresa Center Calçados continua com a venda de vários itens sem o acréscimo de impostos. Membros do Conjove também estarão fazendo a panfletagem na Avenida Capitão Índio Bandeira, em frente ao edifício Antares de conscientização à população sobre a carga tributária do País. “O objetivo é conscientizar as pessoas de que pouca coisa do que pagamos do imposto retorna para gente e quanto retorna vem com ineficiência por causa de uim governo despreparado”, afirmou Kamila Walter Ghisso, membro do Conjove de Campo Mourão, que está a frente do movimento.

Segundo ela, este ano não haverá venda de combustíveis como ocorreu nos anos anteriores do evento, já que o posto que participa da ação está em reformas. Kamila falou que também no sábado, será feita a exposição de um carro com valor sem impostos em frente ao Antares. “Todos os anos as pessoas ficaram cada vez mais assustadas com a nossa carga tributária e se perguntam para onde vai tanto dinheiro já que o retorno é quase zero”, ressaltou.

Segundo ela, a expectativa, é que através da ação, as pessoas se conscientizem de que elas precisam cobrar o retorno dos impostos pagos e saber onde está sendo investido o dinheiro. “Esperamos que este ano seja ainda mais forte essa conscientização”, afirmou.

Roteiro do Feirão

- Terça-feira (15) – Fiorella;

- Quinta-feira (16) - Quinta sem imposto do Paraná Supermercados;

- Sexta (17) e Sábado (18) - alguns calçados sem imposto na Center Calçados;

- Sexta - Happy Hour sem imposto na Cervejaria Tauá.