“Feirão do Imposto” terá pizza, chope, alimentos e remédios sem impostos

Uma variada programação faz parte do Feirão do Imposto, realizado nesta semana em Campo Mourão pelo Conselho do Jovem Empresário (Conjove), ligado a Associação Comercial e Industrial (Acicam). A já tradicional promoção realizada na penúltima semana de maio tem como principal atrativo a comercialização de alguns produtos sem impostos, uma forma de mostrar o impacto da carga tributária do país no orçamento do contribuinte.

Graças a adesão de algumas empresas conseguimos fazer essa ação prática e atrativa ao contribuinte. Essas empresas, em determinado período, vão bancar os impostos dos produtos que o consumidor adquirir, explica o presidente do Conjove, Raphael Menechini Neto. Nesta quinta-feira (23), por exemplo, o Paraná Supermercados vai oferecer alguns produtos sem impostos. Na sexta (24), terá chope de 300 ml sem impostos na Cervejaria Tauá e pizza na Panificadora Fiorela.

No sábado (25), a Farmácia Trajano também vai participar do Feirão com oferta de medicamentos. Ainda no sábado, no calçadão da Avenida Capitão Indio Bandeira, o Conjove terá uma tenda para distribuição de panfletos e exposição de produtos com os preços e valores dos impostos. Este ano nenhum posto de combustível aderiu a ação.

Menos é Mais é o tema do Feirão deste ano, voltado a mostrar por meio de pesquisas que o peso dos impostos, em vez de aquecer, provoca desaceleração da economia. Não somos contra cobrança de impostos, mas que seja justa e efetivamente aplicada nos serviços públicos. E infelizmente em nosso país boa parte do imposto que pagamos é desviada pela corrupção ou má aplicação, acrescenta o presidente.

Ele acrescenta que o atual cenário nacional pede mudanças, tanto na maneira de arrecadar quanto em como arrecadar. Para isso o empenho e união de todos se fazem necessários e o objetivo da campanha é também fomentar o apoio à reforma tributária, trazendo à população a oportunidade de expressar seu desejo de mudança e levar ao conhecimento de todos os benefícios de tal reforma”, completa.

O Feirão do Imposto começou na segunda-feira com uma apresentação teatral O Auto da Barca em parceria com o Observatório Social. O evento reuniu estudantes e comunidade no Teatro Municipal. A programação inclui ainda palestras nas escolas e instalação do painel do Impostômetro no centro da cidade.

Para realizar o Feirão o Conjove contou com apoio da Acicam, Observatório Social, Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e o Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul.